PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quinta-feira, 31 de maio de 2012

COM O ATRASO NAS OBRAS DE MOBILIDADE URBANA NAS CIDADES-SEDE DA COPA 2014 E OLÍMPIADAS 2016, O MINISTRO DAS CIDADES "AGNALDO RIBEIRO" DIZ QUE VISITARÁ AS OBRAS EM TODAS AS CIDADES.

FONTE: http://www.cidades.gov.br/index.php/o-ministerio/destaques/1647--aguinaldo-ribeiro-anunciou-que-ira-pessoalmente-visitar-as-obras-de-mobilidade-urbana-nas-cidades-sedes-da-copa-de-2014.html

Aguinaldo Ribeiro anunciou que irá pessoalmente visitar as obras de mobilidade urbana nas cidades-sedes da Copa de 2014 .

Foto: Rodrigo Nunes/MCidadesEm audiência pública realizada pela Comissão de Turismo e Desporto (CTD), nesta quarta-feira (30/05), na Câmara dos Deputados, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, anunciou que irá realizar um cronograma de visitas com o corpo técnico do MinCidades às 51 obras de mobilidade urbana nas cidades-sedes da Copa de 2014. “Eu vou a campo, as visitas técnicas serão para ter uma visão mais clara de como está o andamento das obras. É importante manter este acompanhamento periódico nos estados e municípios para ver de perto as intervenções que estão interferindo no cronograma previsto na matriz de responsabilidade”, declarou Aguinaldo Ribeiro. As visitas começaram no dia 17 de abril e irão até 06 junho.
Na presença do Presidente da CTD, o Deputado José Rocha (PR-BA) e o Vice-Presidente, Afonso Hamm (PP-RS), o ministro das Cidades também discursou sobre o plano de investimentos e as obras de mobilidade urbana que estão em andamento nas cidades-sedes. Aguinaldo Ribeiro destacou que 30 obras já estão iniciadas. Ao final de 2013, 41 obras estarão concluídas.
“Teremos 80% dos empreendimentos de mobilidade urbana entregues até dezembro de 2013. As obras já estarão atendendo a Copa das Confederações”, garantiu. Um novo balanço das obras da Copa de 2014 será produzido no mês de outubro e as execuções serão novamente avaliadas.
O Ministro das Cidades aproveitou a audiência pública para esclarecer a saída do projeto do BRT em Salvador da Matriz de Responsabilidade. Segundo ele, “a proposta de construir um BRT era paralelo há um projeto de VLT existente no PAC Grandes Cidades. Salvador não está ausente nas obras de mobilidade das cidades-sedes. Esta saída da matriz não terá prejuízos para a cidade que ainda será devidamente contemplada”.
A importância das obras de mobilidade urbana para o Brasil foi um dos temas mais discutidos durante o encontro. “Os empreendimentos irão compor a infraestrutura do grande evento que será a Copa de 2014, mas é um aspecto muito relevante para a resolução dos problemas mobilidade que estão cada vez mais intensos e para o próprio desempenho do país. Nosso país necessita dessas obras. Eu acredito que venceremos estas dificuldades”. Aguinaldo Ribeiro opinou que a apresentação dos projetos de estados e municípios é uma “fase importantíssima. Projeto bom é aquele que não terá problemas na execução".
Após sua apresentação, o ministro das Cidades debateu os questionamentos dos parlamentares presentes. Os assuntos foram: investimentos, acessibilidade, projetos de infraestrutura, deslocamento involuntário e demais projetos do MinCidades.
Ao final da audiência pública, Aguinaldo Ribeiro agradeceu por participar de um debate em que o tema tem repercussão para o Brasil. “Sou um ministro desta casa. Quero manter sempre este contato. Este debate e troca de experiências são importantes. É um tema bastante discutido não só por causa da Copa do Mundo, mas, pelos desafios nas metrópoles brasileiras”, analisou o ministro das Cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário