Governo do Amazonas e a prefeitura de Manaus apresentaram plano operacional para a mobilidade.
Arena da Amazônia chegou à metade da conclusão em dezembro (crédito: Chico Batata)
O governo do Amazonas e a prefeitura de Manaus apresentaram nesta terça-feira (15) o plano operacional para a mobilidade urbana na Arena da Amazônia durante a Copa do Mundo. A ideia é que 69% dos torcedores utilizem transporte coletivo para chegar ao estádio.
O planejamento prevê que ônibus de agências de turismo e hotéis transportem 20% dos espectadores. O restante usará carros particulares ou outros meios. Segundo Miguel Capobiango, coordenador da UGP Copa, o uso do transporte coletivo será incentivado durante os dias de jogos e as frotas de ônibus serão adaptadas para atender a demanda dos espectadores.
“O plano de mobilidade é resultado de uma parceria dos órgãos responsáveis pelo transporte público e a Prefeitura de Manaus tem papel fundamental nisso. Estamos trabalhando para oferecer conforto e praticidade para os turistas e para os moradores de Manaus”, disse.
Para a elaboração do plano, o governo local usou informações de Copas anteriores. De acordo com capobiango, as ações previstas no plano são muito semelhantes às desenvolvidas nos grandes eventos que ocorrem anualmente na cidade. “A exemplo do que ocorre no Carnaval, Carnaboi e Boi Manaus, o trânsito também será alterado para viabilizar o deslocamento do público”, disse.
Capobiango afirmou também que a Copa do Mundo possui protocolos de Segurança mais rigorosos. Assim, nos quatro dias de jogos haverá um perímetro, num raio de aproximadamente um quilômetro a partir do estádio. Nesse trecho, o policiamento será intensificado e o fluxo de pessoas e veículos reduzidos antes e depois do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário