PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

ISTAMBUL APRESENTOU DOSSIÊ, PROMETENDO PONTE ENTRE CULTURAS E CRENÇAS.

Segunda a organização, o evento na capital turca terá "um cenário espetacular".

O Comitê Olímpico da Turquia apresentou nesta terça-feira (8) o dossiê de candidatura da cidade de Istambul, destacando que as infraestruturas necessárias para receber os Jogos de 2020 servirão de ponte "entre culturas, crenças e tradições".
 
A explicação foi feita pelo presidente do Comitê, Ugur Erdener, que falou o evento na capital turca terá "um cenário espetacular". O dirigente esportivo pontuou que haverão construções e obras visando o desenvolvimento urbano natural da cidade.
 
Das 36 instalações que seriam utilizadas nos Jogos, 10 já estão funcionando e outras 11 estão sendo planejadas para ter utilidade aos moradores de Istambul, aponta o dossiê.
 
Também estão previstas melhorias diversas no sistema de transporte, que ficaram prontas antes de 2018, detalha a carta de apresentação, assinada pelas máximas autoridades da Turquia e de Istambul.
Além disso, o projeto aponta que as 8 mil casas que servirão de alojamentos para atletas e jornalistas serão apenas "uma parte pequena do programa nacional de habitação, que há oito anos entrega 15 mil casas por trimestre.
 
As instalações olímpicas serão espalhadas por quatro grandes aglomerações, sendo que as maiores estão situadas na periferia oeste e norte da cidade, mas outra será no litoral, enquanto a quarta abrange pontos em ambos os lados do Bósforo, tanto o asiático com o o europeu.
 
Apesar dos locais serem espalhados, os novos sistemas de transporte permitirão que a viagem entre alojamento e instalações não supere a média de 16 minutos, promete o dossiê. As novidades são uma aposta para uma cidade que sofre com problemas crônicos de trânsito.
 
Istambul tem oficialmente 12 milhões de habitantes, embora as estimativas mais frequentes apontem para 16 milhões de pessoas morando na cidade.
 
Em conjunto, os Jogos de 2020 se encaixam com perfeição na ambição do governo do país de transformar a Turquia em um país plenamente moderno em 2023, centenário da fundação da República, afirma o texto do dossiê.
 
Além disso, a Turquia seria o primeiro país de maioria muçulmana a receber os Jogos Olímpicos, oferecendo "ambiente político estável e uma economia forte".
 
Atualmente, a Turquia é uma das nações com maior crescimento econômico, próximo aos números da China, e parece não ter sido afetada pela crise europeia, apesar dos analistas temerem que nos próximos anos, este avanço se reduzirá drasticamente.
 
Istambul apresenta grande experiência como mercado financeiro, acolhe a cada ano dezenas de grandes congressos internacionais e é a quinta cidade mais visitada do mundo, com 11,6 milhões de turistas internacionais ao ano, segundo números do dossiê.
 
Esta é a quinta vez que Istambul se candidata para receber os Jogos. Desde 2000 só não tentou sediar os de 2016. Agora, os organizadores confiam que o avanço tecnológico da cidade ofereça uma mistura única de história e modernidade, além do encontro de Oriente e Ocidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário