Estrutura metálica do prédio leste do estádio está completa. Agora, o guindaste utilizado para erguer as peças vai mudar de lado.
O nono e último módulo metálico da cobertura do prédio leste da Arena Corinthians foi instalado. Com isso, o superguindaste utilizado para montar a estrutura vai mudar de lado. Ele já iniciou o trajeto e deve chegar nesta quarta-feira (16.01) ao novo local de trabalho. A máquina de 900 toneladas (sem incluir todos os seus contrapesos), com lança de 114 metros e motor diesel de 871 cavalos, dirige-se a uma área contigua ao prédio oeste para colocar outros 11 módulos, que pesam em média 140 toneladas cada um.
Com seu par de esteiras de 14,45 metros de comprimento cada, o guindaste move-se lentamente pelos 600 metros que o separam do prédio oeste, principalmente por questões de segurança. Por ser tão grande – é o maior guindaste sobre esteiras em operação no país –, seu caminho foi previamente preparado para que suas sapatas não afundem no solo umedecido pelas chuvas constantes. O piso de curto trajeto recebeu cerca de 15.000 toneladas de pedras e brita, tendo em média 70 centímetros de espessura, medida bastante superior à média de uma rodovia normal. A colocação dos 11 módulos no prédio oeste, que se inicia nos próximos dias, deve demorar cerca de três meses.
Além da montagem do teto, os 1.841 trabalhadores da construtora Odebrecht, responsável pela obra, que estão em ação no canteiro realizam, simultaneamente, diversos outros serviços, como a execução das paredes das lojas, lanchonetes e restaurante, o acabamento dos banheiros, a construção dos camarotes, a finalização de pisos e paredes e a montagem de sistemas de ar condicionado, de água e de esgotos.
Nos últimos dias, os operários iniciaram a montagem da estrutura metálica da parede de vidro do prédio leste, trabalho previsto para ser concluído no fim de fevereiro. As estruturas metálicas que suportarão a grande parede de vidro do edifício oeste estão em fase de fabricação. A Arena Corinthians fechou o ano de 2012 com 60% de conclusão das obras. O estádio, com previsão de ficar pronto em dezembro de 2013, receberá, ao todo, seis partidas da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, incluindo uma das quartas de final, uma semifinal e a abertura do Mundial.
ME / Portal da Copa / Dezembro 2012

Cada peça da estrutura metálica que cobrirá o estádio pesa cerca de 140 toneladas
Nenhum comentário:
Postar um comentário