Equipamento será usado para fazer controle preventivo, ostensivo e repressivo da ação de criminosos, além de acompanhar o andamento do trânsito na capital federal.
O Distrito Federal vai ganhar novos equipamentos de segurança até a Copa das Confederações. A iniciativa do governo do DF, sob responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública, está dividida em três etapas. Na primeira, foram liberados R$ 30 milhões, conforme publicado no Diário Oficial do DF dessa segunda-feira (14.01). Esse montante será utilizado para a aquisição de 835 câmeras. A secretaria estima que 600 equipamentos estejam em funcionamento até o jogo de abertura do torneio da FIFA, entre Brasil e Japão, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, no dia 15 de junho de 2013.
No total, está prevista a instalação de 2 mil câmeras de vídeo para monitoramento em vários pontos do Distrito Federal. O objetivo da medida é fazer controle preventivo, ostensivo e repressivo da ação de criminosos, além de acompanhar o andamento do trânsito. Os equipamentos terão capacidade de aproximação de imagem 35 vezes maior do que as câmeras convencionais. Isso facilitará o reconhecimento facial e até a identificação das placas de veículos que tenham sido furtados.
O acompanhamento das imagens registradas pelos novos equipamentos terá uma nova configuração. "Hoje, um policial é responsável pelo monitoramento de oito câmeras. Com o novo sistema, um militar poderá acompanhar 64 aparelhos", destaca o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
A segunda fase do projeto contemplará áreas que ainda não têm tecnologia de fibra ótica. Nesses locais, com apoio do governo federal, serão instaladas 765 câmeras. Na terceira etapa, serão colocados mais 400 aparelhos. Eles poderão monitorar, por exemplo, locais de entrada e saída de veículos e pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário