PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

sábado, 28 de julho de 2012

SE EM SÃO PAULO O MONOTRILHO NÃO AJUDARÁ NO TRAJETO E NEM FICARÁ PRONTO PARA A COPA DE 2014, SERÁ QUE NÓS EM MANAUS TEREMOS UM MONOTRILHO QUE REALMENTE ATENDA AS NOSSAS NECESSIDADES DE UM VEÍCULO COM PASSAGEM VIÁVEL PARA NOSSO POVO?

FONTE: http://www.portal2014.org.br/noticias/10411/EM+SAO+PAULO+DESAFIO+E+LIGAR+CUMBICA+AO+CENTRO+E+ITAQUERA.html

Em São Paulo, desafio é ligar Cumbica ao centro e Itaquera

Única obra da cidade incluída no PAC da Copa, monotrilho do Morumbi não vai ajudar no trajeto

Estação Sé, no centro de São Paulo: ligação direta com Itaquera (crédito: WikimediaCommons)
 
Única obra de São Paulo incluída no PAC da Copa, o Monotrilho Linha 17 - Ouro não ficará pronto a tempo para o Mundial de 2014. Projetada originalmente para ligar o aeroporto de Congonhas ao estádio do Morumbi, na zona oeste da cidade, o sistema de transporte é questionado por moradores das áreas impactadas e pelos órgãos de controle (Tribunal de Contas e Ministério Público). O projeto está sendo desenvolvido pelo Consórcio Monotrilho Integração, formado pelas empresas Andrade Gutierrez, CR Almeida, e a malasiana Scomi.

Em março de 2012, o governador Geraldo Alckmin autorizou o início das obras, mas em junho, os ministérios públicos Federal e Estadual recomendaram a anulação do processo licitatório Segundo o MP, as concorrências relativas a projeto, fabricação, fornecimento e implantação do sistema precisam ser feitas com projeto básico adequado. A Caixa Econômica Federal também recebeu a indicação para suspender o financiamento de R$ 1,082 bilhão.

O monotrilho, segundo a proposta do governo de São Paulo, terá 7,7 km, com oito estações e mais seis estações até 2016. O sistema ligará a estação São Paulo-Morumbi da linha 4-Amarela à linha 1-Azul do Metrô, passando pela linha 9 de trens urbanos da CPTM. O último trecho, sem prazo, fará a ligação entre o aeroporto e a estação Jabaquara da linha 1-Azul. O custo total do projeto é estimado em R$ 3,2 bilhões, sendo que R$ 600 milhões virão da prefeitura paulistana.

Itaquera e Cumbica
Com a mudança do estádio da Copa de 2014 para Itaquera, as atenções se voltaram para as obras de modernização da linha Vermelha do metrô e dos trens da CPTM, que fazem a ligação entre o centro e a zona leste da cidade, área de maior demanda de transporte na capital paulista. Hoje, tanto os trens do metrô, como os dos trens urbanos circulam lotados, com grandes dificuldade de embarque.

A capital paulista também enfrentará o desafio de transportar milhares de torcedores e jornalistas do distante aeroporto de Cumbica aos hotéis e local dos jogos, já que a esperada ligação ferroviária entre o centro e o terminal aeroviário não será realizada até a Copa. Os novos planos prevêem um corredor de ônibus entre o aeroporto e a estação Tucuruvi do metrô, na zona norte de São Paulo.

Ainda até 2014, a cidade de São Paulo terá pelo menos mais quatro estações da linha 4-Amarela operando, exatamente na região do antigo estádio da Copa, o Morumbi. Além disso um trecho da linha 5 - Lilás do Metrô deverá estar concluído, facilitando a ligação entre a zona sul e oeste com o centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário