Brasília - A existência de um projeto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para construir, na área do Porto da Manaus Moderna, um porto de embarque e desembarque de passageiros, foi confirmada pelo diretor-presidente da Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH), coronel Luiz Gonzaga Júnior, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE), que discutiu o funcionamento do transporte de cargas e passageiros nos portos da capital Manaus.
De acordo com o coronel, até 2014, ano da Copa do Mundo no país, os passageiros irão desembarcar num terminal moderno, com condições para carga e descarga, na própria área da Manaus Moderna. A audiência foi proposta pelo deputado Sidney Leite, que demonstrou preocupação com a demanda dos serviços portuários tanto para a capital quanto para o interior do estado.
"Temos dificuldades tanto no que diz respeito à cabotagem, que atende ao Distrito Industrial, quanto aos passageiros que, na vazante, têm que se equilibrar em pontes improvisadas, na praia da Manaus Moderna e, na enchente, em cima de escadas improvisadas", disse ele, indicando as soluções propostas pelo Governo do Estado do Amazonas a fim de facilitar o embarque e o desembarque no Porto de São Raimundo para a população do Alto Rio Negro.
Investimentos - O coronel Gonzaga anunciou que, além da solução para o Porto de São Raimundo, o Governo do Estado está avançando no projeto de construção de um porto na Siderama, Zona Sul, onde a SNPH vai encaminhar para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) proposta para elaboração de um edital de licitação para a construção desse porto, que deverá estar operando já em 2014.
Em reportagem publicada em A Crítica no mês passado, proprietários das embarcações pleitearam o Terminal Hidroviário do São Raimundo como novo atracadouro. Para eles, essa seria a alternativa mais viável mesmo exigindo algumas adequações estruturais.
A SNPH também está discutindo com a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) do Amazonas a elaboração de um plano para modernização rodoviária do Estado para os próximos dez anos. Caso a construção de um porto na Siderama não atenda às necessidades da indústria, haverá a proposta de construção de outros portos para essa operação. "Esse é um trabalho importante de planejamento", assegurou o coronel, explicando que o Porto de Manaus, arrendado há mais de uma década para a iniciativa privada, será revitalizado pelos arrendatários, com o objetivo de dar mais conforto e segurança aos usuários.
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O diretor-presidente da SNPH informou a continuidade das obras de construção de 15 portos no interior do Amazonas, cujas obras são realizadas em convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A previsão de entrega é até o fim do ano.
O diretor-presidente da SNPH informou a continuidade das obras de construção de 15 portos no interior do Amazonas, cujas obras são realizadas em convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A previsão de entrega é até o fim do ano.
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