PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

sábado, 10 de novembro de 2012

DIRETOR DE OPERAÇÕES DA SESGE ESPERA MUDANÇA DE PARADIGMA NA SEGURANÇA DO BRASIL NA COPA.

FONTE: http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/diretor-de-operacoes-da-sesge-espera-mudanca-de-paradigma-na-seguranca-do-brasil-com-copa
Protocolos de atuação e Centros Integrados de Comando e Controle facilitarão atendimento das ocorrências
    Ivo Lima/ ME
Ivo Lima/ ME#Luiz Carlos Cruz durante Conferência Internacional de Segurança
      Luiz Carlos Cruz durante Conferência Internacional.
 
Os Centros Integrados de Comando e Controle que reunirão as forças de segurança pública envolvidas na Copa das Confederações e na Copa do Mundo representam uma mudança de paradigma para o Brasil. A opinião é do diretor de operações da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), Luiz Carlos de Carvalho Cruz, que citou o exemplo dos Estados Unidos.

“A gente conheceu alguns centros, como o da Califórnia, em que o comando é feito por uma gestora, que foi contratada e é muito capacitada. Lá, os protocolos operativos foram todos definidos e padronizados. Então, não é necessário acionar um comando superior que vai emitir ordens a cada ocorrência. Quem comanda é a necessidade da população e as formas de atendimento estão padronizadas, prontas para serem postas em prática. Essa inversão de pirâmide é o que a gente busca para os centros para que eles continuem atendendo a demanda da população após os eventos”, explicou, durante a I Conferência Internacional de Segurança para Grandes Eventos, que ocorre em Brasília.
 
Os protocolos para os megaeventos no Brasil estão sendo discutidos em 12 comissões, uma por cidade-sede da Copa, com 15 oficinas temáticas em cada. O debate envolve 28 órgãos de segurança por comissão e mais de cinco mil profissionais em todo o país. O trabalho das oficinas é descrever os processo e procedimentos para as demandas e possíveis incidentes; os processos de gerenciamento de riscos; elaborar e implementar os protocolos integrados; e integrar os planos táticos e operacionais.
Segundo Carvalho, o objetivo da Sesge é que cada estado trabalhe com os seus parceiros para colocar os protocolos em prática. “A integração acontece quando a gestão é participativa. Nas comissões nós temos diversas instituições, para que as resoluções tenham a visão de todos os entes. Uma das exigências da FIFA é que haja um padrão de atendimento em todas as cidades”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário