Equipe acompanha estrutura nos locais de competição e troca informações com chefes de operações e agentes
Uma missão do Ministério da Justiça, que inclui o secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Valdinho Jacinto Caetano, está em Londres para conhecer de perto o aparato e as operações de segurança relacionadas aos Jogos Olímpicos. A equipe está colhendo informações nos locais de competição e com chefes de operações policiais e agentes.
O objetivo é a observação in loco, a análise das medidas de segurança das competições e o aperfeiçoamento da preparação brasileira para os eventos que o Brasil vai receber nos próximos anos, incluindo as Olimpíadas de 2016. A chegada da tocha olímpica, por exemplo, por ser uma operação complexa do ponto de vista da segurança, foi acompanhada por policiais brasileiros.
Para Caetano, a preparação do Brasil está alinhada aos padrões internacionais. “Nada do que foi feito fora do Brasil é diferente do que estamos planejando e isso é muito bom, pois reforça nossa convicção de que estamos preparados e trabalhando no caminho certo”, analisa.
Na semana passada, o secretário esteve em Washington, onde participou de um curso do Programa de Assistência ao Antiterrorismo (ATA, na sigla em inglês) sobre Gerenciamento Avançado de Crises e ministrado para servidores brasileiros de segurança pública.
Segundo o secretário, o curso serviu para o Brasil aprender com os erros dos outros países. “Uma das vulnerabilidades determinantes para a tragédia do 11 de Setembro foi a deficiência na comunicação entre as instituições americanas”, explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário