PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SECRETÁRIOS DE SEGURANÇA DEBATEM AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS.

FONTE: http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/estados-e-secretaria-para-seguranca-em-grandes-eventos-debatem-aquisicao-de-equipamentos
Para Valdinho Caetano, da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, alinhamento de informações é importante para integração e sinergia das forças de segurança

Os preparativos do Brasil para os grandes eventos elevarão a segurança pública a um novo patamar a partir das ações de integração entre as forças policiais, a rede de comando e controle e o treinamento de policiais. A afirmação foi feita pelo secretário Valdinho Caetano, da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça (MJ), durante a reunião promovida nesta quarta-feira (15.08), com os secretários de segurança do Distrito Federal e dos estados-sede da Copa do Mundo de 2014.

“Durante esses encontros com os representantes das secretarias de Segurança Pública do DF e dos Estados, a SESGE alinha informações com os governos estaduais e do DF para que a preparação avance de maneira uniforme. Trata-se de uma oportunidade de promover uma mudança de paradigma na segurança pública. Isso vai ficar como contribuição permanente para o país”, disse Caetano.
Os secretários assistiram a uma apresentação da Sesge com informações técnicas sobre equipamentos e tecnologias de segurança que serão adquiridos para utilização durante a Copa do Mundo de 2014 e outros eventos, como os aparelhos para os Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), que operarão dentro de um mesmo padrão e em rede. Essa conexão entre os CICCs viabilizará respostas rápidas e ações articuladas entre os comandos das instituições que integram o sistema de Segurança Pública e Defesa Civil no DF e nos estados.
No total, serão implantados 14 CICCs nas cidades-sedes dos jogos do Mundial de 2014 para prestar suporte tecnológico e de telecomunicações à integração das forças policiais. Em Brasília e no Rio de Janeiro, funcionarão os CICCs Nacionais, sob a responsabilidade do Departamento de Polícia Federal (DPF). Em todas as cidades-sede haverá um CICC Local, sob a responsabilidade do sistema de Segurança Pública do DF e dos estados.

Histórico
A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos foi criada em agosto de 2011 com o objetivo de integrar as forças policiais no país, criar padrões de atendimento e treinamento e deixar um legado na área de segurança, tanto do ponto de vista tecnológico, como de infraestrutura e capacitação dos profissionais.
Além da integração das polícias do DF e dos estados cujas capitais sediarão os jogos da Copa com as Polícias Federal e Rodoviária Federal e com a Força Nacional de Segurança Pública, é missão da SESGE promover a interação com as polícias estrangeiras, como a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). Esse processo de articulação envolve ainda outros órgãos federais, estaduais e municipais, como Anvisa, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e concessionárias de energia.

Fonte: Ministério da Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário