PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

sábado, 1 de dezembro de 2012

UGP COPA DO AMAZONAS DIZ QUE SECRETÁRIO DA FIFA SE BASEOU EM RELATÓRIO ANTIGO PARA FALAR SOBRE ARENA DE MANAUS.

Segundo a Fifa, o estádio apresenta menos de 50% das obras concluídas. A entidade exige que os 12 estádios estejam prontos pelo menos seis meses antes do início da competição.

Coordenador da UGP Copa, Miguel Capobiango
Coordenador da UGP Copa, Miguel Capobiango (Acritica.com)

De acordo com o coordenador da Unidade Gestora da Copa, em Manaus, Miguel Capobiango, o secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, não citou em entrevista nenhum problema relacionado à mobilidade urbana, e sim, comentou sobre a Arena da Amazônia se baseando em relatórios de outubro, quando a Construtora Andrade Gutierrez ainda não tinha contratado uma empresa para fornecer a estrutura metálica para a cobertura da Arena da Amazônia.

“Houve essa declaração porque a construtora não tinha fechado o contrato com Martifer, da Europa, que tem fábrica no Brasil. Eles vão começar montar as peças prontas no de maio de 2013. Essa mesma empresa fez a cobertura da Arena do Grêmio. Eles vão trazer para Manaus inclusive o guindaste para colocar a Cobertura”, disse Miguel Capobiango.

Segundo o coordenador, a parte de concreto será encerrada e Abril do ano que vem, ficando a parte de acabamento e o gramado, que será colocado em dezembro.

Sobre a mobilidade urbana, Miguel disse que o secretário da FIFA não comentou sobre o assunto, até porque, Manaus não terá o monotrilho para a Copa do Mundo. Em nota, a UGP Copa afirma que em 2011 a FIFA aprovou Manaus sem a exigência do Monotrilho e BRT.

Confira a nota da UGP na íntegra
Sobre notícia veiculada acerca de suposta declaração do secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, sobre as obras de mobilidade em Manaus, esclarecemos que:

O Secretário geral da FIFA não fez comentários acerca das obras de mobilidade em Manaus porque o plano de mobilidade para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, aprovado desde 2011 pela FIFA, não inclui as obras do BRT e Monotrilho, contemplando apenas o atual sistema de transporte coletivo da cidade.

Seus comentários referiram-se exclusivamente à obras da Arena da Amazônia, cujo percentual atual de execução das obras é de 47,4%.

Valcke afirmou que as obras deviam ser aceleradas com base em informações anteriores à contratação da empresa portuguesa Martifer para fabricar a estrutura metálica da cobertura da arena. A montagem da estrutura está prevista para maio de 2013.

Reiteramos também que a entrega da Arena da Amazônia está mantida para dezembro de 2013.

Cordialmente,

Unidade Gestora do Projeto Copa

Nenhum comentário:

Postar um comentário