PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

ENTORNO DO MARACANÃ SÓ FICA PRONTO ÀS VÉSPERAS DO EVENTO.

 
Obras serão entregues em junho, dias antes da Copa das Confederações.
 
Elenilce Bottari

Em obras. Calçamento em volta do estádio ainda não está pronto, e a maior parte dos equipamentos não foi instalada
Foto: Fabio Rossi / O Globo
Em obras. Calçamento em volta do estádio ainda não está pronto, e a maior parte dos equipamentos não foi instaladaFabio Rossi / O Globo
 
RIO — Quem passa hoje pelo entorno do Maracanã não imagina que daqui a seis meses o estádio receberá as equipes que participarão da Copa das Confederações e seus torcedores. Do lado de fora da estrutura, operários ainda estão colocando a tubulação e as bases para a instalação da iluminação em LED. Apenas uma pequena parte do calçamento está pronta, e a maior parte dos equipamentos ainda não foi instalada.
 
Mesmo assim, o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, garante que entrega o novo entorno antes do início da competição, em 15 de junho. O investimento feito pela prefeitura chega a R$ 109 milhões. Já o estádio, que está sendo reformado pelo governo do estado, deve ficar pronto em fevereiro:
 
—Temos muitas frentes abertas e entregaremos a urbanização de todo o entorno dias antes da estreia. Só não entregaremos a passarela de acesso sobre o Rio Joana (ligando o trecho onde fica hoje o Ministério da Agricultura até a Quinta da Boa Vista), que ficará pronta para a Copa de 2014.
 
A área engloba a Radial Oeste, a Avenida Maracanã, as ruas Eurico Rabelo e Professor Manuel de Abreu, além de um trecho da Rua Visconde de Niterói. A região vai ganhar uma ciclovia e uma de área de recreação com mesa de jogos, bancos, bicicletário e equipamentos para exercícios, além de dois mil metros quadrados de pavimentação, 45 mil metros quadrados de paisagismo e nova iluminação.
 
Segundo Alexandre Pinto, a acessibilidade é um dos destaques do projeto. Todo o entorno será adaptado para pessoas com mobilidade reduzida. Ele diz que serão construídas dez rampas de acesso e travessias rebaixadas. Além disso, um piso especial para deficientes será instalado em toda a área.
 
O secretário destaca ainda outros projetos como a remoção da Favela do Metrô. Alexandre Pinto diz que o projeto está em andamento e que falta assentar 65 famílias que moram no local.
 
Cisternas contra inundações
Ele conta ainda que está em andamento a construção de cinco cisternas para evitar inundações durante temporais. O secretário prometeu entregar o primeiro reservatório, na Praça da Bandeira, em meados de fevereiro.
 
— Ele é o menor de todos, com capacidade para 18 milhões de litros d’água. E vai funcionar como um grande ralo, recebendo a drenagem do entorno — afirmou.
 
Prevista para o fim de 2012, a primeira parte do projeto sofreu atrasos, devido à adequação dos projetos. Já canalização do Rio Trapicheiros já está em fase de conclusão, com 90% dos 361 metros previstos já executados. O objetivo é preparar o curso d'água para receber as águas dos reservatórios da Praça da Bandeira e da Tijuca, na Heitor Beltrão. A conclusão deste trecho, segundo o secretário, será no primeiro trimestre de 2013.
 
Alexandre Pinto disse que já foi iniciada a construção do túnel de 2.400 metros que irá desviar o Rio Joana para um deságue independente na Baía de Guanabara. As obras devem ficar prontas em meados de 2014. Pelo projeto, os reservatórios servirão para amortecer o excedente de chuva, acumulando os volumes e impedindo o transbordamento dos rios. A água só será liberada conforme a capacidade da rede de drenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário