PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

ENTREGA DO MINEIRÃO SERÁ NESTA SEXTA (21). O PORTAL DA COPA TRANSMITIRÁ AO VIVO.

Cerimônia terá a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Estádio será aberto à visitação pública e a banda mineira Jota Quest encerrará a festa. Arena passou por ampla reforma, que durou quase três anos.

 

Depois de um processo de reforma e modernização de quase três anos, o novo Mineirão vai ser conhecido pelo público a partir desta sexta-feira (21.12). A cerimônia de entrega da obra do estádio será realizada às 16h com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. O Portal da Copa transmitirá a cerimônia ao vivo, a partir do sinal da TV NBr.

Por volta das 18h, terá início a visitação ao estádio. Os 15 mil ingressos oferecidos à população em troca de alimentos não perecíveis esgotaram-se na última quarta (19.12). A secretaria de Copa de Minas ofertou mais cinco mil e, dessa forma, cerca de 20 mil pessoas poderão conhecer as instalações da nova arena já na sexta-feira. Na sequência, haverá show da banda mineira Jota Quest, com início previsto para 20h.
 
O estádio também ficará aberto para visitas no sábado (22.12) e no domingo (23.12). Foram separadas 20 mil entradas para cada dia. O Mineirão é o segundo estádio entregue para a Copa das Confederações FIFA 2013 e para o Mundial de 2014. A Arena Castelão, em Fortaleza, ficou pronta em 16 de dezembro.
 
Novo Mineirão



Tombada pelo patrimônio histórico de Belo Horizonte, a fachada do Mineirão não sofreu alterações em relação ao projeto anterior, inaugurado em 1965. Entretanto, quem estava acostumado com o antigo estádio encontrará uma grande diferença na área externa: foi construída uma esplanada com 80 mil m² e capacidade para 65 mil pessoas, planejada para ser um espaço de convívio social, além de abrigar atividades de lazer, cultura, esporte, ente outros.
O estacionamento do estádio tem 2.925 vagas, sendo 1.884 cobertas. Pessoas com deficiências, bombeiros, viaturas policiais, motos, bicicletas e veículos de carga e descarga têm 255 vagas reservadas. O estádio tem oito elevadores e duas rampas de acesso. A entrada será controlada por 106 catracas eletrônicas.
Três mil operários trabalharam na obra no momento de pico. Desses, 82 tiveram a carteira assinada pela primeira vez, 103 são mulheres e 46 detentos que tiveram a pena reduzida em troca do trabalho no Mineirão.
Com isso, na área interna, o Mineirão é praticamente outro. O gramado foi rebaixado em 3,4 metros para aprimorar a visibilidade. O campo tem a dimensão de 105 x 68 m e está coberto por uma variedade de grama adequada ao clima tropical, a Bermuda celebration.
A nova arena reúne 62.160 assentos – todos cobertos – e conta com 98 camarotes, além de lounges com instalações exclusivas. Outra novidade é o restaurante panorâmico em um espaço de 1.160 m², com capacidade para 370 pessoas. Os jornalistas terão área exclusiva que atende 388 profissionais, com 160 estações de trabalho.
Uma área comercial de mais de 7,5 mil m² terá até 47 lojas. Além disso, 58 bares e lanchonetes estarão espalhados por todos os setores. O tradicional “Tropeirão” será item obrigatório no cardápio, garantiu o diretor-presidente do Consórcio Minas Arena, Ricardo Barra. Perto dos bares, televisores garantem que o torcedor não perca um lance da partida. Cinquenta e quatro banheiros vão atender o público em geral, 15 são destinados às áreas de hospitalidade e dez estão na área externa, totalizando 79.

Vestiários
Jogadores também estarão bem instalados. Haverá vestiários para duas equipes de cada lado, o que evita a divisão dos espaços em dias de rodada dupla. Outros dois vestiários são exclusivos para árbitros, um feminino e um masculino, além de espaços dedicados à comissão técnica, sala do roupeiro e sala do mascote. Os locais são equipados com armários, chuveiros e banheiras de hidromassagem.
 
O sistema de monitoramento conta com 364 câmeras, sendo 170 fixas. A equipe de segurança privada trabalhará com o apoio da Polícia Militar e poderá chega a 800 homens em dias de grandes eventos. Dois telões de LED de 98m² acima dos gols transmitem informações ao publico.
 
Sustentabilidade
Práticas sustentáveis foram adotadas desde o início da reforma, em 25 de janeiro de 2010. Ao longo dos quase três anos de trabalho, várias ações foram implementadas para que o estádio possa conquistar a certificação LEED na categoria “Nova construção e renovação principal”.
 
Cerca de 90% do entulho da obra foi reaproveitado. As antigas cadeiras foram doadas a outros equipamentos esportivos do estado. Foi feito um controle da emissão de poeira, produtos sustentáveis foram priorizados e a água da chuva foi reaproveitada, com a ajuda de um reservatório de seis milhões de litros.
Outra marca importante está na cobertura: uma usina solar será capaz de transformar a radiação em energia elétrica. As placas fotovoltaicas presentes na cobertura terão potência de 1,6 megawatt e captarão energia suficiente para suprir a demanda de cerca de 1200 residências de médio porte.
 
Investimento e gestão
O custo total da obra foi de R$ 666,3 milhões, sendo R$ 400 milhões de financiamento federal. Para a reforma, foi feita uma Parceria Público Privada (PPP) entre o governo de Minas e o consórcio vencedor da licitação realizada em 2010, o Minas Arena. Além de conduzir o trabalho de modernização, cabe ao consórcio a operação do estádio por 25 anos. Nesse modelo, o estado de Minas tem a função de monitorar a obra e fiscalizar o funcionamento do estádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário