PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

JOGADORES DE AMISTOSO HISTÓRICO NO MINEIRÃO RECEBERAM HOMENAGEM HOJE (21).

 
Horas antes da entrega da obra do Novo Mineirão, prevista para 16h desta sexta-feira (21.12), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, prestou homenagem a jogadores que fizeram história no estádio da capital mineira. Em 7 de setembro de 1965, Brasil e Uruguai se enfrentaram em amistoso no Mineirão recém-inaugurado. Foi a primeira partida da Seleção no estádio. Na ocasião, o Brasil foi representado pelo Palmeiras e venceu a equipe celeste por 3 x 0.

Sete jogadores daquelas equipes receberam na manhã desta sexta uma placa de homenagem das mãos do ministro na sede do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Estiveram presentes cinco brasileiros: Ademir da Guia, Olegário Toloi (Dudu), Rinaldo Amorim, Procópio e Dario – e dois uruguaios – Luis Alberto Varela e Héctor Silva. Nas placas, a mensagem: nosso reconhecimento pelos serviços prestados ao futebol mundial e à história desse estádio.

“Toda homenagem é pouca por tudo o que o futebol representa para as pessoas e para os países, por levantar a autoconfiança dos povos. Esses atletas deram aos seus países respeito, dignidade, nome e admiração. Que recebam nosso reconhecimento, admiração e carinho hoje e sempre”, disse o ministro.
Ex-jogador Dudu entrega camisa ao ministro Aldo Rebelo

Os jogadores também vão guardar outra lembrança. Cada um recebeu uma camisa da seleção adversária com o design da década de 60, autografada por todos os homenageados desta manhã. Elas foram entregues aos ex-atletas pelo secretário de Copa de Minas, Tiago Lacerda. “Temos que trabalhar para repetir esse primeiro jogo entre Brasil e Uruguai no Novo Mineirão. Hoje é um marco muito importante”, disse.

“É com alegria que estamos aqui. Naquela inauguração, foi uma satisfação grande o Palmeiras estar representando a Seleção. Os uruguaios souberam perder e viram que o Palmeiras soube honrar a camisa amarela do Brasil”, disse Dudu que, na sequência, entregou uma camisa do Brasil ao ministro. Héctor Silva também agradeceu a homenagem e deu a Aldo Rebelo uma camisa do Uruguai.

Emocionado, Luis Alberto Varela relembrou a partida e comentou a homenagem . “Como vou esquecer aquele jogo? Perdemos de 3 x 0, mas lembro de coisas muito lindas também. E hoje nos encontramos, 45 anos depois, e fiquei maravilhado com a atenção e com a homenagem”, disse.

Ídolos mineiros
Também receberam homenagem do Ministério do Esporte craques mineiros que são ídolos dos principais times da capital: Reinaldo, do Atlético Mineiro e Wilson Piazza, do Cruzeiro. Jogadores que não só foram ídolos das equipes locais, como nomes importantes do futebol brasileiro. Aldo se referiu a Piazza como “jogador cuja presença impunha ao torcedor e aos adversários respeito e admiração”, e a Reinaldo como "um Deus dos estádios, festejado, celebrado e talento temido.” Euller, ídolo do América, também receberá a homenagem, mas não pôde comparecer à cerimônia.

Convênios
No evento, o ministro do Esporte e o presidente do Minas Tênis Clube, Sérgio Bruno Coelho, assinaram convênios para a capacitação de profissionais e a aquisição de materiais esportivos e tecnológicos com vistas à preparação do clube para os jogos olímpicos e paraolímpicos de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário