PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

sábado, 15 de dezembro de 2012

PORTAL DA CAMPANHA "QUEM SÃO OS PROPRIETÁRIOS DO BRASIL?"

FONTE: http://catarse.me/pt/portalproprietariosdobrasil

Um projeto de Web por Maíra Fainguelernt

A campanha “Quem são os proprietários do Brasil?” revela quem são as empresas que concentram o poder no Brasil. O Instituto Mais Democracia (IMD) e a Cooperativa Educação, Informação e Tecnologia para a Autogestão (EITA) construíram o Ranking dos Proprietários do Brasil, elaborado a partir da construção de um sistema de informação inédito que mede o poder econômico (não apenas por meio da receita destas empresas), mas também do controle, da propriedade sobre ações ordinárias (com direito a voto) que esta empresa possui de outras empresas e o quanto isso aumenta sua capacidade de influenciar os investimentos do Estado brasileiro. A metodologia foi baseada em estudos existentes sobre quantificação de poder econômico em grupos empresariais, entre os quais se destaca o artigo “The Network Control of Global Corporate Control”, da Universidade ETH de Zurique/Suíça, publicado em 2011.
 
A primeira fase do ranking está pronta. Mas precisamos avançar em outras etapas, como no acesso, na comunicação e na visualização dos dados relativos à estrutura de poder por trás destas empresas. Por isso, precisamos da colaboração de todas e todos para construir o portal da campanha “Quem são os proprietários do Brasil?”: um espaço para a disponibilização de informações sobre o poder econômico no Brasil e de debate sobre o rumo do desenvolvimento do país.
 
Mas, como isso me (nos) afeta?
Aparentemente, essas empresas são aceitas como produtivas, geradoras de empregos e riquezas e, portanto, habilitadas a receber bilhões de reais em financiamentos a juros subsidiados pelo Estado para o “desenvolvimento” do país. Mas, na verdade, essas empresas conhecidas do público são controladas por várias outras empresas que não produzem NADA e só existem para controlar outras empresas e concentrar renda e poder nas mãos de poucas famílias. Ou seja, bilhões e bilhões de reais, do nosso bolso, vão parar em contas bancárias de algumas poucas famílias e sem qualquer retorno social para a população!
Ao identificar essa cadeia de controladas e controladoras, demonstraremos nas mãos de quem está este poder que desfruta de condições privilegiadas junto ao Estado brasileiro. Disponibilizar de forma sistemática e pública a estrutura de poder destas empresas e de suas conexões com o Estado brasileiro é condição para que tenhamos mais democracia. Com tais informações renomearemos os poderosos, traremos para o debate novos nomes, atores que se escondem por trás dos nomes fantasia dos grupos privados e que, na maioria dos casos, são empresas de participação, que não produzem sequer um parafuso. Pretendemos, assim, contribuir para que tenhamos mais democracia.
 
Com o apoio de vocês a esse projeto pretendemos:
 Desenvolver uma plataforma on line interativa sobre os proprietários do Brasil, com filtros que facilitem o acesso ao banco de dados
(como busca de pessoas, empresas e relação com o PIB)
 Disponibilizar a visualização gráfica das cadeias de poder das empresas e proprietários
 Disponibilizar todas as bases de dados
 Criar um fórum de discussão entre ativistas e colaboradores da campanha
 Criar um espaço de diálogo com os movimentos sociais
 Produzir novos materiais de mobilização
 Divulgar a agenda de mobilização da campanha nas ruas
 
Por que precisamos de seu apoio?
Sua doação é muito importante, pois esse projeto é uma construção coletiva e só será possível com muita independência e autonomia política e financeira. As formas de financiamento no Brasil envolvem governos e/ou grandes empresas, que, obviamente, não teriam interesse em apoiar projetos como esse. Além disso, a mídia tradicional sobrevive graças à publicidade e recursos destas mesmas empresas, dificultando a divulgação das informações.
 
Assim, o financiamento colaborativo é fundamental para a realização desse projeto!
 
Para dar os próximos passos da campanha precisaremos de R$ 50 mil. Você pode doar qualquer valor a partir de R$ 25 e estará contribuindo diretamente para a divulgação das informações e para a mobilização da sociedade.
 
Veja que existem contrapartidas específicas para cada faixa de doação, mas não esqueça que uma contrapartida muito importante que acompanha todas as faixas é a possibilidade de construirmos juntos uma sociedade mais justa e solidária!
 
Se você compartilha da nossa proposta e quer participar dessa campanha, apoie, divulgue, nos ajude a concretizar esse projeto!
 
Nós somos uma aliança entre duas instituições sem fins lucrativos, que lutam por uma sociedade mais transparente, democrática e igualitária.
 
Esse projeto tem dois idealizadores:
1. O Instituto Mais Democracia – transparência e controle cidadão de governos e empresas (IMD) é formado por um grupo de pesquisadores com grande experiência no monitoramento do uso de recursos públicos, especialmente no financiamento a corporações. O principal foco tem sido o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por ser o principal instrumento da política de investimentos do governo federal, com um orçamento duas vezes superior ao do Banco Mundial!
 
2. A Cooperativa EITA – Educação, Informação e Tecnologia para a Autogestão especializada em fortalecer as lutas de movimentos sociais do campo popular através da construção de tecnologias livres da informação e metodologias participativas para seu uso, formação e apropriação.
 
Agradecemos a sua contribuição!
Caso tenha dúvidas e/ou sugestões, acesse www.maisdemocracia.org.br e entre em contato!
Curta a página no Facebook: http://www.facebook.com/InsMaisDemocracia?fref=ts
Siga-nos também no Twitter: # maisdemocracia
Orçamento de 50.000 + 12,5% = 56.250 reais
• desenvolvimento da plataforma interativa on line para visualização gráfica das relações de poder = 25.000 reais
– design = 5.000 reais
– especificação = 7.500 reais
– desenvolvimento e testes = 12.500 reais
• atividades de mobilização (redes sociais, twitter, atividades de rua) = 5.500 reais
• elaboração e impressão de material gráfico da campanha (com ranking e divulgação do portal) = 7.000 reais
• frete com contrapartidas = 1.000 reais
• pesquisa e gestão portal = 9.000 reais
• vídeo = 2.500 reais
• taxas de pagamentos + % catarse = 6.250
 
Sobre Recompensas
O curso sobre transparência pública e democratização da informação será ministrado pelo IMD e pelo EITA, será presencial e acontecerá na cidade do Rio de Janeiro no primeiro semestre de 2013. Contaremos com transmissão ao vivo pela internet para viabilizar a participação de outros estados e países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário