Delegação conheceu a nova arena e já esboça planos de investimento em esporte, cultura e entretenimento na capital do país.
Pedro Ventura/ Agência Brasília
Uma delegação norte-americana visitou nesta quinta-feira (29.11) o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, atraída pelo potencial de investimentos e de realização de grandes eventos na capital do país. Formado por 20 integrantes, entre empresários e representantes do governo dos Estados Unidos e da Embaixada do país em Brasília, o grupo acompanhou o andamento das obras e conheceu projetos da cidade para os próximos anos. O objetivo da visita é fortalecer o relacionamento entre as duas nações, possibilitando investimentos norte-americanos em áreas como esporte, cultura e entretenimento.
“O estádio tem uma instalação maravilhosa e será uma vitrine que atrairá olhares do mundo inteiro para a cidade”, disse a representante especial para assuntos globais e intergovernamentais dos EUA, Reta Jo Lewis, acrescentando que fará novos contatos com os governos nacional e local para tratar de parcerias.
O principal atrativo para a visita foi o fato de Brasília ser uma das cidades-sedes da Copa das Confederações FIFA 2013 e a Copa do Mundo da FIFA 2014. “Vieram empresários de renome, com muita experiência, especialmente na área esportiva. Nossa intenção é compartilhar conhecimentos e soluções e ver o que pode ser feito para atrair eventos e grupos para investir”, ressaltou o ministro-conselheiro da Embaixada dos EUA, Todd Chapman.
O secretário Extraordinário da Copa em Brasília, Claudio Monteiro, fez uma apresentação sobre a cidade, os projetos do governo e as características sustentáveis e de multiuso da arena. “Esses empresários buscam oportunidades de negócios. Além do nosso potencial para o turismo e para o setor de Serviços, abriremos a licitação para administração do estádio após a Copa das Confederações”, lembrou Claudio Monteiro.
O chefe de estratégias globais da gravadora de música e entretenimento norte-americana Roc Nation, Briant Biggs, saiu do estádio com vários planos de investimentos. “A ideia é trazer, no período entre a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, grandes artistas como Beyoncé, Jay-Z, Shakira e Rihanna. Se pudéssemos, faríamos esses shows até antes dos eventos”, afirmou Briant.
O presidente do time de futebol americano Arizona Cardinals, Michael Bidwill, gostou muito do estádio, mas reconheceu que o esporte precisaria ser mais divulgado no Brasil antes da realização de jogos. “Nos dias de hoje, acho que uma partida de Super Bowl (realizada na liga nacional de futebol americano como grandes espetáculos) não teria tanto público, mas tenho certeza de que, em alguns anos, lotaremos este estádio”, avaliou.
Ao final da visita, Reta Jo Lewis, convidou o governador Agnelo Queiroz para participar de um seminário em abril de 2013 nos Estados Unidos. A ideia é que os projetos sejam divulgados para potenciais investidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário