Estádio é o primeiro concluído para a Copa das Confederações-2013 e o Mundial-2014.
O Globo

A presidente Dilma Rousseff acompanhada de operários que participaram da reforma do Castelão e de políticos como o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do governador do Ceará, Cid GomesRoberto Stuckert Filho/Divulgação
RIO - Já foi dado o pontapé inicial no primeiro estádio concluído para a Copa das Confederações-2013 e o Mundial-2014. Na noite deste domingo, a presidente Dilma Rousseff descerrou uma placa comemorativa e, no centro do gramado, deu o chute simbólico que marcou a reabertura do Castelão, principal palco do futebol cearense, que foi totalmente reformado para receber jogos das duas competições internacionais. Bola rolando para valer, no entanto, só no dia 27 de janeiro, quando serão disputados os primeiros jogos na nova arena, numa rodada dupla com Fortaleza x Sport e Ceará x Bahia, pela Copa do Nordeste.
Antes da cerimônia de reinauguração, Dilma conheceu as novas instalações do estádio, acompanhada do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do governador do Ceará, Cid Gomes. Um show do cantor cearense Fágner, ao lado do estádio, encerrou a programação.
Do Japão, onde acompanhou a conquista do Corinthians no Mundial de Clubes, na vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea na decisão, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, enviou uma mensagem em vídeo dando os parabéns ao Brasil pela inauguração do Castelão.
- É um dia especial para a Fifa, um marco alcançado na preparação para os eventos na terra dos pentacampeões - afirmou.
Dilma aproveitou a coincidência do título corintiano para reforçar sua esperança de que a Copa do Mundo seja um sucesso dentro e fora dos gramados.
- Muitos diziam que não éramos capazes, mas hoje começamos a mostrar que somos e a obra está aí. E queria lembrar uma coisa. Inauguramos hoje, 16 de dezembro, num momento especial. Um momento de esforço, de sorte e de vitória, quando o Corinthians se sagra campeão mundial interclubes. Esse fato, independentemente de qualquer outro, mostra que o Brasil é capaz das duas coisas. De ganhar nos campos e de construir um estádio dessa categoria - declarou a presidente.
Com capacidade para 66.700 torcedores, o novo Castelão foi reformado em pouco mais de dois anos, ao custo de R$ 518 milhões. O estádio receberá três jogos da Copa das Confederações. O primeiro será Brasil x México, dia 19 de junho, pela segunda rodada do grupo A. Também na fase de grupos, a Espanha, atual campeã mundial e europeia, jogará em Fortaleza no dia 23 de junho, pela terceira rodada do grupo B, contra o campeão africano, que será conhecido apenas em fevereiro do ano que vem. O Castelão receberá, ainda, uma das semifinais, entre o primeiro colocado do grupo B e o segundo do A, dia 27 de junho.
Na Copa do Mundo de 2014, a seleção brasileira passará novamente pelo Castelão, na segunda rodada do grupo A, dia 17 de junho. O Castelão será um dos estádios com mais partidas no Mundial: seis no total, sendo outras três da primeira fase, dos grupos C, D e G, uma das oitavas de final e outra das quartas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário