Vinícius Segalla
DO UOL
Lula Marques/Folhapress
Deputado produziu um relatório sobre as obras da Copa junto com consultor legislativo do Senado
O deputado Romário (PSB-RJ) divulgou nesta quarta-feira um relatório feito em cojunto com o consultor legislativo do Senado Federal Alexandre Sidnei Guimarães em que mostra que, das 55 obras de mobilidade urbana previstas na preparação do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014, 20 começaram atrasadas em relação à previsão inicial. Já as outras 24 ainda não saíram do papel.
Das 12 cidades-sedes da Copa, as que mais preocupam o deputado federal são Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA). De acordo com o relatório do parlamentar, a situação nessas cidades é a seguinte:
EM SP, OBRA INAUGURA DURANTE A COPA
- O contrato firmado entre o governo do Estado de São Paulo e o consórcio responsável pela construção da Linha 17 do metrô, prevista para fazer a ligação entre o aeroporto de Congonhas e a rede CPTM de trens metropolitanos, determina que a obra tem que ser entregue até o dia 27 de junho de 2014, ou seja, 15 dias após o início da Copa do Mundo de 2014. LEIA MAIS
- Belo Horizonte: metade das obras ainda não começou e uma das que começaram tem prazo de conclusão posterior à Copa.
- Brasília: nenhuma obra já teve início. Previsão é que todas sejam entregues em 2014.
- Fortaleza: todas as obras foram iniciadas com atraso desde o início deste ano e têm prazo de conclusão posterior à Copa das Confederações, em junho de 2013.
Rio de Janeiro: a única obra prevista na Matriz da Copa (corredor de ônibus Transcarioca) começou em março de 2011, com um ano de atraso em relação ao cronograma inicial, e tem previsão de conclusão em novembro de 2013. A construtora Delta é uma das responsáveis pela empreitada.
- Recife e Salvador: possíveis sedes da Copa das Confederações, vivem situações diferentes. Recife iniciou todas suas intervenções e duas estarão concluídas antes de junho de 2013. Salvador tem apenas uma obra que está atrasada – deveria ter iniciado em janeiro deste ano – e possui pendências quanto ao financiamento. Para Romário, "a situação é complicada, visto que o prazo de conclusão (fevereiro de 2014) tampouco deve ser cumprido".
- Brasília: nenhuma obra já teve início. Previsão é que todas sejam entregues em 2014.
- Fortaleza: todas as obras foram iniciadas com atraso desde o início deste ano e têm prazo de conclusão posterior à Copa das Confederações, em junho de 2013.
Rio de Janeiro: a única obra prevista na Matriz da Copa (corredor de ônibus Transcarioca) começou em março de 2011, com um ano de atraso em relação ao cronograma inicial, e tem previsão de conclusão em novembro de 2013. A construtora Delta é uma das responsáveis pela empreitada.
- Recife e Salvador: possíveis sedes da Copa das Confederações, vivem situações diferentes. Recife iniciou todas suas intervenções e duas estarão concluídas antes de junho de 2013. Salvador tem apenas uma obra que está atrasada – deveria ter iniciado em janeiro deste ano – e possui pendências quanto ao financiamento. Para Romário, "a situação é complicada, visto que o prazo de conclusão (fevereiro de 2014) tampouco deve ser cumprido".
No relatório, Romário também manifestou preocupação quanto à transparência dos trabalhos que vêm sendo executados. Segundo ele, inúmeros sites governamentais se propõem a exibir o andamento e os custos de cada obra, mas as informações não são disponibilizadas de maneira adequada.
"Nossa apreensão, cada vez mais, é com relação à transparência dos dados das obras e de sua atualização nos diversos sites. Vale ressaltar que muitos governos locais nem mesmo possuem sites específicos sobre a transparência e quando os possuem não fazem atualização constante. Algum possível erro deste trabalho pode ter origem nesse ponto", afirma o relatório.
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