A exatos 24 meses do pontapé inicial da competição, obras de mobilidade e aeroportos preocupam.
Obras de terraplanagem do novo terminal do aeroporto de Guarulhos (crédito: Diego Salgado/Portal 2014)
Um balanço divulgado pelo próprio governo no final do mês passado mostrou que 41% das obras não começaram -- 9% tiveram a licitação concluída, 17% estão em processo de licitação e 15% ainda estão em fase de elaboração do projeto.
Apenas 55% das obras previstas estão em andamento. No total, são 101 empreendimentos, com investimento total é de R$ 27 bilhões. A expectativa é que 12 intervenções sejam entregues ainda este ano e 69 -- a maioria em mobilidade urbana -- em 2013. O restante será concluído no primeiro semestre de 2014.
Todas as cinco obras concluídas estão nos aeroportos, com quatro módulos operacionais provisórios (São Paulo, Cuiabá, Porto Alegre e Campinas). Das 31 intervenções do setor, apenas 13 estão emandamento. O Investimento total é de R$ 7,25 bilhões, com R$ 3,75 milhões da Infraero e R$ 3,5 bilhões da iniciativa privada.
ManausEstádioSegundo a construtora Andrade Gutierrez, o índice atual da Arena Amazônia é de 46% de execução, mas o governo do estado considera as obras 26% concluídas apenas. O estádio receberá quatro jogos do Mundial e deve ser concluído em dezembro de 2013.
Custo: R$ 532,2 milhões
Capacidade: 44 mil lugares
Número de operários: 1.200, com pico de 3.000
Mobilidade
Os dois projetos de mobilidade urbana que Manaus planejou para a Copa de 2014 correm o risco de não ficar prontos até a competição. O monotrilho, orçado em R$ 1,55 bilhão, tem seu projeto contestado pela Controladoria Geral da União e pelo Ministério Público Federal no Amazonas, que apontam irregularidades e falta de especificações --como preço da tarifa do modal e material a ser utilizado na obra-- no projeto. Já o BRT (as linhas exclusivas de ônibus) também sofre com os atrasos. Diante dos problemas, o governo amazonense chegou a admitir que ao menos o monotrilho não é obra essencial para a Copa.
Aeroporto
Duas obras em andamento: reforma do terminal (conclusão em dezembro de 2013) e adequação do sistema viário (dezembro de 2013). Investimento total: R$ 394,1 milhões.
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