PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quarta-feira, 20 de junho de 2012

DURANTE DEBATE QUE OCORREU NA CÂMARA FEDERAL PARA TRATAR DE ACESSIBILIDADE NOS ESTÁDIOS DA COPA 2014, ASSESSOR AFIRMA QUE CIDADES NÃO ESTÃO PRONTAS PARA RECEBER DEFICIENTES.

FONTE: http://correiodobrasil.com.br/cidades-sede-nao-estao-prontas-para-receber-deficientes-diz-sindicalista/473269/

O Assessor do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), Rodrigo Prada, afirmou há pouco estar preocupado não só com a acessibilidade dentro dos estádios da Copa do Mundo de 2014, mas também com as próprias cidades-sede. Ele citou um levantamento segundo o qual a cidade de São Paulo, por exemplo, teria apenas 30 táxis adaptados para cadeirantes.

Outro receio demonstrado por Prada é com relação ao cumprimento do Decreto Outra preocupação em relação ao cumprimento do Decreto 5.296/04, que reserva pelo menos 2% dos assentos em arenas esportivas para pessoas com deficiência. Para que isso fosse cumprido, informou o sindicalista, o Estádio Nacional de Brasília, com capacidade para 70 mil lugares, deveria ter 1,4 mil assentos especiais, mas o número apresentado no projeto da obra é de apenas 66.

Prada citou ainda estudo segundo o qual a média de assentos especiais nos estádios das duas últimas Copas (na Alemanha, em 2006; e na África do Sul, em 2010) foi, respectivamente, de 0,2% e 0,3%. “A Fifa faz uma série de exigências para atender ao público VIP, porém, no que diz respeito à acessibilidade, determina apenas que se siga a legislação local”, criticou. De acordo com o assessor, a média atual nas arenas brasileiras é ainda menor: 0,01%. “O slogan da Copa é ‘Juntos num só ritmo´. Precisamos dar acesso a todas as pessoas que virão ao evento e visitarão nossos pontos turísticos”, afirmou.

Conflito de legislações
Por sua vez, o conselheiro do Sinaenco, Leon Myssior, reclamou do excesso de normas, no País, sobre a acessibilidade nos espaços públicos. “A legislação é excessivamente complexa para ser cumprida. Além do decreto federal, os municípios têm sua autonomia, o que, às vezes, gera contradições e deixa os arquitetos perdidos”, argumentou.

Ele mencionou ainda que, para a Copa, a maior dificuldade para atender às necessidades do público com deficiência está nos estádios que estão sendo reformados. Leon defendeu a necessidade de maiores investimentos nessas obras.

Os debatedores participam de audiência pública da Comissão de Turismo e Desporto sobre a acessibilidade nas arenas da Copa do Mundo de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário