PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

terça-feira, 12 de junho de 2012

A DOIS ANOS DA COPA, MOBILIDADE URBANA AINDA É PROBLEMA EM MANAUS.

FONTE: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/06/dois-anos-da-copa-mobilidade-urbana-ainda-e-problema-em-manaus.html

Faltando dois anos para início da Copa, G1 prepara balanço das obras.
Arena da Amazônia está com 41% das obras concluídas.

Arena da Amazônia (Foto: (Foto: Silvio Lima/GLOBOESPORTE.COM))UGP Copa assegura que 41% dos trabalhos de construção da Arena da Amazônia foram executados (Foto: Silvio Lima/GLOBOESPORTE.COM)
Nesta terça-feira (12), restarão exatos dois anos para o início da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. O período representa também o prazo limite para que as obras do mundial estejam totalmente finalizadas.
Na contagem regressiva para o maior evento esportivo do Mundo, o G1 preparou um balanço das obras de construção da Arena da Amazônia e um levantamento das ações de mobilidade urbana executadas até momento, em Manaus.
Enquanto as obras para a Arena da Amazônia transcorrem sem atrasos, com 41% das obras concluídas, o setor de mobilidade urbana continua a passos lentos, com os trabalhos do monotrilho e Bus Rapid Transit (BRT) ainda em fase de processo contratual.

Avanços no estádio da Copa em Manaus
De acordo com o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa) no Amazonas, Miguel Capobiango, o último levantamento realizado na semana passada, aponta que 41% dos trabalhos de construção da Arena da Amazônia já foram concluídos.
A Andrade Gutierrez, empresa responsável pelas obras da Arena da Amazônia, divulgou que a fase atual consiste na execução das estruturas de concreto. Em maio, teve início os trabalhos em um novo pavimento do estádio: o "nível 0", por onde será feito o acesso dos torcedores a Arena Amazônia.
Segundo informações da construtora, até agora, todas as frentes ativas estavam nos níveis "-2" (lado oeste) e "-1" (lado leste). Com o novo marco, a Arena começou a ser elevada. “Os trabalhos no nível 0 se concentram por enquanto somente no lado leste do estádio, logo acima do túnel técnico (92% finalizado) e consistem no capeamento do pavimento (concretagem das lajes de piso) e execução dos pilares que vão sustentar a laje do próximo nível”, informou a Andrade Gutierrez.
Em junho, entre os principais serviços em andamento, a empresa responsável pelas obras, finalizou a fabricação de pré-moldados (degraus da arquibancada inferior) e a fabricação das peças pré-moldadas da arquibancada superior que estão com 78% dos trabalhos concluídos. Além disso, a empresa construtora iniciou a concretagem de um dos 36 pilares de sustentação da estrutura metálica da Arena.
Arena da Amazônia (Foto: Divulgação)TCU reduziu R$ 86,5 milhões do orçamento do projeto executivo da Arena da Amazônia (Foto: Divulgação)
Redução Orçamentária
Mesmo transcorrendo normalmente as obras de construção da Arena da Amazônia, o Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou, na última semana, a redução de R$ 86,5 milhões do orçamento da construção da Arena. O corte corresponde ao montante apontado pelo Tribunal de Contas da União como sobrepreço.
O coordenador da UGP Copa no Amazonas, Miguel Capobiango, explicou que a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) identificou no orçamento do projeto executivo apresentado pela empresa responsável pelas obras da Arena da Amazônia, um montante de R$ 48 milhões. Já o TCU, segundo ele, detectou R$ 38 milhões provenientes de itens, que no entendimento do órgão fiscalizador, estaria acima do valor comercializado no mercado.
“Mas isso está sendo equacionado entre a Seifra e a empresa. O andamento das obras não será afetado, pois esse orçamento corresponde ao projeto executivo, ainda em fase de discussão, tendo os recursos direcionados para a próxima etapa da Arena da Amazônia. A parte contratual ainda não foi concluída do projeto executivo e, atualmente, os trabalhos são do projeto base que está sendo custeado pelos R$ 499 milhões iniciais”, esclareceu Miguel Capobiango.
Pista principal do Aeroporto Eduardo Gomes foi interditada até a retirada da aeronave (Foto: Muniz Neto/G1 AM) 
Obras da reforma do Aeroporto de Manaus atinge
13,1% de execução (Foto: Muniz Neto/G1 AM)
Mobilidade Urbana

 Entre as ações e melhorias previstas para a Copa-2014 no que se refere ao setor de mobilidade urbana, Manaus terá dois projetos complementares que totalizam a construção de 40 km, distribuídos para a linha férrea de transporte terrestre sob trilhos, o monotrilho, e a construção da estrutura utilizada pelos Bus Rapid Transit (BRT). O projeto está orçado em R$ 1,4 bilhão.
A diretoria da UGP Copa/AM, informou que o processo encontra-se na fase contratual. “Os tramites do processo de licitatório foi concluído, estamos agora na fase de preparação dos contratos para a construção das linhas que serão utilizados no Monotrilho e do BRT”, revelou o coordenador.
As obras do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes alcançaram 13,1% dos trabalhos realizados. “Estive no aeroporto e constatei que os serviços estão sendo desempenhados em quatro frentes: novo estacionamento do lado Oeste, no subsolo do terminal principal, ala oeste e leste. As escavações no subsolo estão avançadas”, enfatizou. O valor total dos investimentos somam R$ 340 milhões.
A Superintendência regional da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), divulgou que as obras seguem dentro do cronograma previsto. A reforma das instalações do Aeroporto Internacional de Manaus é orçada em R$ 315 milhões. Os serviços devem ser realizados em 25 meses. A previsão de conclusão do serviço é dezembro de 2013, ano que antecede o mundial de futebol.

Fan Fest
Fan Fest em Manaus será localizada no 'Encontro das Águas' (Foto: Divulgação)
Fan Fest em Manaus será no 'Encontro das Águas'
 
O espaço Fan Fest, local onde a população poderá assistir por meio de telões os jogos da Copa do Mundo de 2014, está com o projeto em fase de formatação. As instalações serão construídas no “Encontro das Águas”, no bairro Colônia Antônio Aleixo.
De acordo com coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa no AM, Miguel Capobiango, parte dos recursos do projeto já estão assegurados junto à União por meio da Caixa Econômica. “Estão assegurados R$ 7,2 milhões para construção da encosta, mas precisamos ainda de R$ 17 milhões para construção do memorial e do anel viário”, relatou.
Investimentos
Conforme o Panorama Geral de Investimentos para Copa do Mundo divulgado pelo TCU, a consolidação global dos gastos estimados com os estádios e infraestrutura somam mais de R$ 27,4 bilhões, o que inclui a previsão de investimento em telecomunicações de cerca de R$ 400 milhões.
O Tribunal de Contas da União aponta que Manaus tem investimentos estimados com mobilidade urbana de mais de R$ 1,8 milhão, 532 milhões de reais somente com as obras da Arena da Amazônia, R$ 394 milhões para melhorias no Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes e R$ 89 milhões com Portos e Telecomunicações.
O investimento total para Manaus é orçado em mais de R$ 2,8 milhões. Entre as cidades-sedes da Copa do Mundo 2014, Manaus é terceira sede no ranking de investimentos, concentrando 10,4% do volume global de recursos. Já no primeiro e segundo lugares do volume de investimentos estão São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente 22,6% e 13,9%.

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