Segundo balanço da Secretaria de Portos da Presidência da República, a reforma do Porto Privatizado de Manaus para a Copa do Mundo de 2014, está atrasada. De acordo com o órgão, as obras deveriam ter sido iniciadas ainda no último dia 31 de janeiro deste ano, ou seja, há 24 dias.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por meio da assessoria, esclareceu que a reforma no local só será possível quando as questões jurídicas em andamento forem totalmente resolvidas, mas garante que o processo para a licitação está em andamento.
O porto de Manaus é, há alguns anos, alvo de impasse entre o governo federal, que pretende retomar sua administração, e o Porto Privatizado. Atualmente, a área está sob a responsabilidade do Estado e a licitação será feita pelo Dnit.
O órgão federal concluiu apenas o levantamento patrimonial do porto, procedimento necessário para controle e transparência dos projetos de recuperação.
O coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa no Amazonas (UGP-Copa), Miguel Capobiango, disse que apesar do cronograma da secretaria apresentar atraso, o projeto segue dentro do prazo. “Está tudo correndo normalmente”, enfatizou.
Nos próximos dias, os portos do interior começam a receber mudanças de infraestrutura. Já o de Manaus, as obras emergenciais, no terminal das torres devem ser iniciadas. O terminal de passageiros, balsas de atracação, passarelas, áreas de lazer e estacionamentos são alguns dos itens que aguardam por reformas. O número de balsas deve ser ampliado até o Mundial.
Segundo o Ministério dos Transportes, R$ 89 milhões serão destinados para a reforma e ampliação do terminal hidroviário, mas o valor do investimento pode ser ainda maior. Após a entrega do projeto básico será possível afirmar qual o orçamento definitivo da obra, o que deve ocorrer ainda este ano.
A reforma do porto inclui a ampliação do cais flutuante e a construção de um novo terminal de passageiros. Já o pátio de carga deverá ser transformado em estacionamento ou em um terminal de ônibus de turismo.
O projeto também prevê a construção da Casa de Leitura Thiago de Mello, no antigo armazém 15, e de uma biblioteca. Um espaço para apresentações será reservado na área externa do porto.
Antes da realização do trabalho básico inicial, pelo menos outras duas etapas antecedem o início das obras: finalização do projeto executivo e abertura do edital de obras. A reforma deve iniciar até o prazo máximo de abril de 2012, com conclusão em dezembro de 2013.
O porto de Manaus é, há alguns anos, alvo de impasse entre o governo federal, que pretende retomar sua administração, e o Porto Privatizado. Atualmente, a área está sob a responsabilidade do Estado e a licitação será feita pelo Dnit.
O órgão federal concluiu apenas o levantamento patrimonial do porto, procedimento necessário para controle e transparência dos projetos de recuperação.
O coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa no Amazonas (UGP-Copa), Miguel Capobiango, disse que apesar do cronograma da secretaria apresentar atraso, o projeto segue dentro do prazo. “Está tudo correndo normalmente”, enfatizou.
Nos próximos dias, os portos do interior começam a receber mudanças de infraestrutura. Já o de Manaus, as obras emergenciais, no terminal das torres devem ser iniciadas. O terminal de passageiros, balsas de atracação, passarelas, áreas de lazer e estacionamentos são alguns dos itens que aguardam por reformas. O número de balsas deve ser ampliado até o Mundial.
Segundo o Ministério dos Transportes, R$ 89 milhões serão destinados para a reforma e ampliação do terminal hidroviário, mas o valor do investimento pode ser ainda maior. Após a entrega do projeto básico será possível afirmar qual o orçamento definitivo da obra, o que deve ocorrer ainda este ano.
A reforma do porto inclui a ampliação do cais flutuante e a construção de um novo terminal de passageiros. Já o pátio de carga deverá ser transformado em estacionamento ou em um terminal de ônibus de turismo.
O projeto também prevê a construção da Casa de Leitura Thiago de Mello, no antigo armazém 15, e de uma biblioteca. Um espaço para apresentações será reservado na área externa do porto.
Antes da realização do trabalho básico inicial, pelo menos outras duas etapas antecedem o início das obras: finalização do projeto executivo e abertura do edital de obras. A reforma deve iniciar até o prazo máximo de abril de 2012, com conclusão em dezembro de 2013.
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