PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

sexta-feira, 19 de julho de 2013

COM DIRETRIZES PARA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NAS CIDADES-SEDE, GUIA DA COPA SEGURA É LANÇADO.

 
Objetivo da publicação é possibilitar que as experiências positivas na organização de grandes eventos sejam replicadas nos municípios envolvidos com o Mundial.

#Clique na imagem para fazer o download
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em parceria com o Instituto Sou da Paz, lançaram nesta quinta-feira (18.07) o “Guia Copa Segura”, com diretrizes metodológicas para uma participação ativa das cidades na segurança e prevenção da violência, tendo como premissa o desenvolvimento de ações sustentáveis no longo prazo para que se estabeleça um legado social de segurança cidadã em virtude da Copa 2014.

Além das 12 cidades-sede, outras 184 foram definidas como destinos turísticos durante o evento e perceberão um aumento significativo de visitantes. Neste contexto, as prefeituras podem articular diferentes instituições dos três entes federativos que atuam em seu território, além da sociedade civil e setor privado, o que permite aos gestores liderarem processos que envolvem diferentes instituições.
 
Dessa forma, o guia recomenda três elementos essenciais, entre outros: integração entre municípios e estados; utilização do espaço público para o desenvolvimento de uma cultura de paz; e prevenção da criminalidade e policiamento. A parceria com estados permite não só a obtenção de recursos financeiros, como também que as ações de segurança das prefeituras estejam integradas com as estratégias que serão desenvolvidas pelas polícias e pelo governo federal.
 
“O objetivo é possibilitar que as experiências positivas na organização de grandes eventos, como o Carnaval e a festa de Parintins, e projetos que priorizam a segurança cidadã, como o da cidade de Canoas (RS), sejam replicados em outros municípios”, afirma Renato Sergio de Lima, sociólogo conselheiro do FBSP.
 
Prevenção
O guia recomenda a atividade esportiva como estratégia para envolver a juventude, aproveitando o momento para colocar em prática políticas públicas de esporte como forma não apenas de ampliar a participação da população no evento, mas também promover mais saúde, bem-estar, qualidade de vida e principalmente a prevenção da violência por meio da ocupação pacífica dos espaços públicos da cidade.
 
O guia contou com a participação de 16 secretários estaduais de segurança assim como especialistas, acadêmicos e representantes de forças policiais e de inteligência envolvidas no processo de organização da Copa do Mundo de 2014. O lançamento aconteceu durante o Sétimo Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, na cidade de Cuiabá (MT). O material está disponível para download e será distribuído a todas as cidades envolvidas no Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário