PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quarta-feira, 3 de abril de 2013

NATAL CORRE CONTRA O TEMPO APÓS ATRASOS NO INÍCIO DA PREPARAÇÃO.

Aeroporto São Gonçalo do Amarante e Arena das Dunas devem ser entregues às vésperas da Copa.

Única sede que se comprometeu a construir um aeroporto inteiramente novo para 2014, Natal viu o prazo de conclusão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante ficar cada vez mais apertado.
 
Mas no que depender do consórcio Inframérica (formado pela construtora Infravix, do grupo Engevix, e pela empresa argentina Corporación America), não há motivo para preocupação. Projetado para ser o maior aeroporto da América Latina e o sétimo maior do mundo, o empreendimento deve mesmo ser entregue em março do ano que vem, a três meses da abertura do Mundial.
 
O início do processo de transferência operacional ocorrerá até abril, ao passo que a operação comercial começará em junho, segundo a empresa. Natal receberá quatro jogos no Mundial, todos na primeira fase: nos dias 14, 16, 19 e 24 de junho de 2014.
Aeroporto de São Gonçalo do Amarante deve estar pronto até março de 2014; é o que garante consórcio. (crédito: Consórcio Inframerica)
Até maio deste ano, será concluída a estrutura de concreto no futuro aeroporto, informa o consórcio. Depois, terá início a implantação das alvenarias, pisos e acabamentos. Já o processo de instalação de equipamentos, além dos trabalhos de acabamento, estará pronto em dezembro, segundo a empresa.
 
Depois de 17 meses da assinatura de contrato com a Inframerica, ocorrido em novembro de 2011, toda a etapa de fundações foi finalmente concluída. A superestrutura também está executada, incluindo os pilares, vigas e lajes.
 
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) prevê que três milhões de passageiros passem pelo novo aeroporto em 2014. O valor do contrato com a Inframerica, na primeira fase da obra, é de R$ 450 milhões. A concessão vai durar 28 anos, com possível renovação de mais 60 meses.
 
Em 2024 e 2038, a área do terminal de passageiros será ampliada para 40 mil m² e 66 mil m², respectivamente. No final dos trabalhos, o aeroporto São Gonçalo do Amarante deve receber até 11 milhões de passageiros por ano.

Conclusão da estrutura de concreto deve ocorrer no próximo mês (crédito: Consórcio Inframerica)
Estádio: apressado
A OAS, contrutura responsável pela construção da Arena da Dunas, também executa a obra da Copa correndo contra o tempo. A nove meses do prazo de conclusão previsto pelo governo, o estádio está 57% pronto, de acordo com as últimas informações levantadas --e divulgadas. Em 120 dias, a obra avançou 14 pontos percentuais e aparentemente embalou.
 
A arena começou a ser erguida em agosto de 2011, há 20 meses, depois de muita demora na conclusão do processo licitatório --o primeiro edital foi lançado ainda em outubro de 2010.
 
No momento, os mais de 1.800 operários trabalham no assentamento de degraus na arquibancada superior do setor oeste. A montagem do lado oposto também já foi iniciada.
 
Mobilidade com atrasos
No papel, Natal teria quatro obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo. O projeto da Reestruturação da Av. Eng. Roberto Freire, porém, foi retirado da Matriz de Responsabilidades, documento que lista os trabalhos nas cidades-sede até o Mundial 2014. O início da intervenção estava prevista para agosto de 2012 e custaria R$ 221,7 milhões.
 
A iniciativa partiu do próprio governo do Rio Grande do Norte, que, ao ver que a promessa de conclusão até a Copa não seria cumprida, migrou a obra para o PAC Mobilidade. A manobra livrou os governantes locais de penalidades previstas no caso de não cumprimento dos prazos, de forma semelhante ao que aconteceu em Brasília, no caso do VLT, e em Manaus, com o Monotrilho.
 
Ainda assim, Natal projetou o Corredor Estruturante Zona Norte/Arena das Dunas, cujas obras devem ser iniciadas, segundo a prefeitura, em junho deste ano. O investimento no projeto será de R$ 338,8 milhões, o mais caro entre todas as intervenções na capital potiguar. A entrega está prevista para junho de 2014.
Até lá, ocorrerá a construção de um corredor viário nas avenidas Felizardo Moura, Napoleão Laureano e Capitão-Mor Gouveia, além de obras no entorno da Arena das Dunas. A ideia é melhorar o entroncamento de algumas avenidas.
 
Além disso, a cidade terá a implantação do Acesso ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que compreende a duplicação da BR-406 e a construção do acesso da BR-406 até o local. As obras foram iniciadas em janeiro e devem ser concluídas até abril de 2014. O investimento é de R$ 73,1 milhões.
 
Até junho de 2014, o governo do Rio Grande do Norte também deve entregar a Implantação da Via Prudente de Morais. Orçada em R$ 27,7 milhões, a nova via ligará o aeroporto Augusto Severo à avenida Prudente de Morais.

O que já está pronto
Nenhuma das seis obras previstas está concluída.

O que preocupa
Entrega do estádio até dezembro de 2013 e do aeroporto São Gonçalo do Amarante em março de 2014.

O que não começou
A reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire foi retirada da Matriz de Responsabilidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário