PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quarta-feira, 3 de abril de 2013

BRASÍLIA APELA PARA AJUDA DA ONU PARA CONCLUIR ESTÁDIO.

FONTE: http://www.gazetadopovo.com.br/copa2014/sedes/conteudo.phtml?tl=1&id=1355559&tit=Brasilia-apela-para-ajuda-da-ONU-para-concluir-estadio

Governo do DF fechou acordo com duas agências das Nações Unidas para que adquiram equipamentos sem passar pela burocracia.

Anthony Boadle / Reuters
Anthony Boadle / Reuters / Estádio Nacional, em Brasília, receberá equipamentos via agências da ONU Estádio Nacional, em Brasília, receberá equipamentos via agências da ONU
Sedes
 
Com dificuldades para concluir seu estádio antes da Copa das Confederações, Brasília está pedindo ajuda a uma fonte surpreendente: a Organização das Nações Unidas (ONU).O governo do Distrito Federal assinou nesta semana um acordo de R$ 35 milhões com duas agências da ONU para que elas adquiram serviços e itens como barracas, geradores e câmeras de segurança para o estádio, disse um funcionário da entidade internacional à Agência Reuters nesta quarta-feira (20).
O contrato é um dos mais claros sinais de que o Brasil está atrasado na construção dos estádios e de outras obras importantes para eventos esportivos que irá sediar. A Copa das Confederações, em junho, é o grande evento-teste para a Copa do Mundo, um ano depois.
A vantagem da ONU é que ela pode adquirir produtos e serviços sem passar pelos complexos e demorados processos de licitação exigidos pela lei brasileira.
Como o Estádio Nacional Mané Garrincha tem apenas 87% das obras já realizadas, e a Fifa espera recebê-lo em meados de abril, o fator tempo é crucial.
"Com o curto cronograma e a necessidade de focar na conclusão do estádio, o governo do Distrito Federal não conseguiu fazer a compra a tempo por meio de licitação pública", disse Arnaud Peral, representante-adjunto do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil.
Algumas das estruturas temporárias a serem adquiridas pelas agências da ONU para a Copa das Confederações continuarão disponíveis para os setes jogos da Copa do Mundo a serem disputados em Brasília em 2014, segundo Peral.
Boaz Paldi, porta-voz do PNUD em Nova York, disse que o acordo com o Brasil "não é inteiramente inédito", e que o valor do contrato ainda pode aumentar. Ele contou que o PNUD já auxiliou no passado projetos relacionados aos Jogos Pan-Americanos, e que a agência ganhará "visibilidade" no Brasil devido a sua participação.
Um porta-voz do governo do Distrito Federal disse que o governador Agnelo Queiroz (PT) tem por regra não comentar os contratos.
Não é a primeira vez que o Brasil se vale da experiência de agências da ONU. No ano passado, para o evento ambiental Rio+20, o PNUD colaborou para garantir a transparência dos processos de aquisição, e também a acessibilidade para pessoas com deficiências, a sustentabilidade ambiental e a inclusão social.
A Fifa já alertou que o Brasil não pode mais ter atrasos nas obras. O novo estádio de Brasília, com 70 mil lugares, será o segundo maior da Copa de 2014. Ainda falta cobri-lo, instalar acessórios e plantar a grama.
Antes da Copa das Confederações, o estádio deve receber dois jogos: a final do Campeonato Brasiliense, em 18 de maio, e um da primeira rodada do Campeonato Brasileiro, entre Santos e Flamengo, uma semana depois.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário