segunda-feira, 8 de outubro de 2012

TATU-BOLA É DERRUBADO E JOVENS ENTRAM EM CONFRONTO COM A POLÍCIA NO RIO GRANDE DO SUL.

FONTE: http://www.portal2014.org.br/noticias/10846/TATUBOLA+E+DERRUBADO+E+JOVENS+ENTRAM+EM+CONFRONTO+COM+A+POLICIA+NO+RS.html

Autoridades investigam se ação dos policiais foi violenta; oito ficaram feridos.

Manifestante é ferido após confronto com a polícia em Porto Alegre (crédito: Ramiro Furquim/Sul21)
 
A exposição do boneco inflável de 7 metros do tatu-bola, mascote da Copa, no centro de Porto Alegre terminou em confronto entre cerca de 200 jovens e a polícia gaúcha, na noite de ontem (4).
 
Oito manifestantes foram presos e vários deles feridos. Exposto no Largo Glênio Peres, o tatu-bola veio ao chão em meio ao conflito, e deverá ser trocado em alguns dias.
 
De acordo com reportagem do site "Sul21", no entanto, a origem do manifesto não era derrubar o mascote da Copa, e sim protestar por uma "cidade mais alegre".
 
Entre os principais pontos da manifestação, os jovens criticavam a privatização de espaços públicos, como o Largo Glênio Peres, e as políticas públicas da capital gaúcha.
 
Eles explicam que, até a hora da repressão dos policiais, uma roda de capoeira era realizada ao lado do tatu-bola, e que ação da polícia militar foi arbitrária. Existem até mesmo relatos de violência contra mulheres.
 
Ao "Sul21", o major da Brigada Militar disse que a ação foi "proporcional à violência contra policiais” e que não utilizou armas de fogo, apenas "granadas de efeito moral para criar condições de coibir a ação baderneira".
 
A Ouvidoria de Segurança Pública, por outro lado, classificou a ação como "lamentável" e vai investigar o caso.
 
Sobre o tatu-bola, a prefeitura de Porto Alegre já solicitou à Fifa um novo boneco inflável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário