PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PORTO ALEGRE SEDIA SEMINÁRIO DA FIFA SOBRE SEGURANÇA NA COPA DE 2014.

FONTE: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=155447&CAPITAL+SEDIA+SEMINARIO+DA+FIFA+SOBRE+SEGURANCA+NA+COPA+DE+2014

10/10/2012 12:19:43

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Evento reúne representantes das 12 cidades-sede da Copa de 2014Evento reúne representantes das 12 cidades-sede da Copa de 2014
Foi aberto na manhã desta quarta-feira, 10, o Seminário da Fifa sobre Segurança na Copa de 2014, com a presença do presidente do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin, do vice-governador Beto Grill e do prefeito José Fortunati. O evento, que ocorre na Sogipa até esta quinta, 11, reúne representantes das 12 cidades-sede da Copa de 2014. (fotos) (vídeo)
O Seminário, que irá debater o Plano de Segurança para a Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014, é considerado uma reunião de trabalho interna do COL, da Fifa e das cidades-sede. O evento reunirá membros dos governos federal, estadual e municipal, além de representantes da área de segurança. O encontro é mais uma etapa do planejamento de segurança integrado à mobilidade urbana para a Copa das Confederações e Copa do Mundo da Fifa.
Para o presidente do COL, o país precisa se preparar para mostrar que tem capacidade e competência de organizar um grande evento. Disse que o aspecto mais importante na preparação é a segurança dos torcedores, jogadores, autoridades, jornalistas, funcionários e da população em geral. Conforme Marin, o COL irá contratar 25 mil agentes de segurança privada especializado em grandes eventos para cuidar das instalações oficiais da Copa e do perímetro externo, e é estimado que outros 35 mil agentes sejam contratados por outras entidades.
Durante a abertura, o prefeito falou da grande responsabilidade dos gestores públicos de pensar a segurança, não somente para o evento, mas visando à capacitação do setor para após o Mundial. Para Fortunati, a Copa dá oportunidades concretas para melhorar a vida das pessoas. “Vamos aproveitar esse importante processo para qualificar a segurança na nossa cidade. Porto Alegre quer contribuir de forma decisiva, dentro da competência da esfera municipal, em um trabalho em conjunto com os governos estadual e federal”, disse.
Também participaram do evento o secretário do Esporte e Lazer e coordenador geral do Comitê Gestor da Copa 2014 RS, Kalil Sehbe, e o secretário Extraordinário da Copa, Urbano Schmitt.
Ações para a segurança na Copa do Mundo
O prefeito citou ações municipais para aumentar a sensação de segurança da população, como o Centro Integrado de Comando (Ceic), que deve entrar em operação nos próximos dias. Com o novo ambiente, a Prefeitura pode dar o suporte necessário à população, principalmente em horas críticas ou situações de emergência.

Fortunati destacou, ainda, que a prefeitura, por meio da Guarda Municipal e da Defesa Civil, tem participado da elaboração do Plano Nacional de Segurança para a Copa, coordenado pela Polícia Federal, com a participação de estados e municípios. Além disso, a Guarda Municipal vem estabelecendo um Plano Operacional próprio, com aquisição de novos equipamentos e capacitações. Informou que a cidade conta com o videomonitoramento, através de cerca de 300 equipamentos instalados a serviço de diversos órgãos, e que a prefeitura tem ampliado o sistema para praças, parques e escolas.

Em relação à mobilidade para o evento, explicou que a EPTC também está elaborando um plano estratégico, onde serão definidas vias e acessos estratégicos para a mobilidade e segurança no período do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário