quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ARENA DO CORINTHIANS TERÁ BANHEIROS QUÍMICOS.

FONTE: http://www.portal2014.org.br/noticias/10887/ARENA+CORINTHIANS+TERA+BANHEIROS+QUIMICOS.html

Sanitários "de luxo" serão instalados nas arquibancadas provisórias do estádio.

Apesar de toda a complexidade que a Fifa exige para que um estádio receba a abertura da Copa do Mundo, a Arena Corinthians, em São Paulo, contará com banheiros químicos, como os que são utilizados em eventos que reúnem grandes multidões.
 
Os sanitários serão instalados nas duas arquibancadas removíveis, necessárias para que o estádio reduza sua capacidade de 68 mil para 48 mil lugares após o evento.
 
De acordo com o gerente operacional da Odebrecht, Frederico Barbosa, é comum a utilização de contêineres em estruturas temporárias para sanar os problemas com a ligação hidráulica e de esgoto.
Local onde será implantada a arquibancada removível no lado sul (crédito: Rodrigo Prada/Portal 2014)

No entanto, engana-se quem pensa que os sanitários químicos serão parecidos com os precários boxes utilizados em eventos como a Virada Cultural, que acontece nas ruas do centro de São Paulo, ou até mesmo no estádio do Pacaembu.
 
“Quem for, não vai saber que está dentro de um contêiner. São banheiros iguais a banheiros comuns. Você entra e tem uma pia normal, vaso cerâmico, e até ar condicionado”, afirmou ao Portal 2014 o autor do projeto da Arena Corinthians, Aníbal Coutinho.
 
O arquiteto reforça, porém, que seu projeto engloba apenas o estádio do Corinthians e que toda a estrutura temporária e as especificações e licitações dos seus equipamentos, como os próprios banheiros, ficam a cargo do governo do Estado e não entram na conta dos R$ 820 milhões, valor da arena da Copa.
 
Procurado pela reportagem, o Comitê Paulista da Copa disse que trata a negociação sob sigilo, se limitando a dizer que está buscando uma parceria privada para cobrir os custos dos lances desmontáveis de arquibancada, que, segundo a Odebrecht, estão estimados em R$ 70 milhões.
 
O Portal 2014 consultou arquitetos que trabalham com arenas esportivas. Eles afirmaram desconhecer qualquer regra da Fifa que proíba ou autorize banheiros químicos em estádios de Copa do Mundo.
 
A previsão é que a construção desses lances comece apenas em 2014, quando o estádio estiver concluído, segundo Frederico Barbosa.
 
Sem eles, a abertura do Mundial de 2014 não poderá ser realizada em São Paulo, já que a Fifa pede que o estádio credenciado para a partida inaugural tenha no mínimo 65 mil lugares.
 
E sem a abertura, o Corinthians e a Odebrecht não teriam direito aos CIDs, os Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento, avaliados em R$ 420 milhões, e que compõem a engenharia financeira da obra.
 
Sob sol e chuva
Além disso, as novas arquibancadas que serão construídas especificamente para a abertura da Copa terão assentos descobertos. Nestes setores (norte e sul), portanto, os torcedores estarão sujeitos à chuva e ao sol forte. Só os setores leste e oeste, fixos, terão a coberta. No cômputo geral, segundo o governo paulista, 63% dos assentos da Arena Corinthians serão cobertos – ou 42.840 das 68.000 cadeiras.
 
Durante a Copa, a arena paulistana terá partidas nos horários das 13h (dois jogos), 16h (um jogo) e 17h (três jogos, sendo um deles a abertura).

Nenhum comentário:

Postar um comentário