PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

ARENA DA AMAZÔNIA TERÁ LINHAS EXCLUSIVAS DE ENERGIA ELÉTRICA.

FONTE: http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/arena-amazonia-tera-linhas-exclusivas-de-energia-eletrica
Estádio também contará com um gerador local. Medidas foram anunciadas em reunião entre o Governo do Amazonas, Ministério das Minas e Energia e Eletrobrás nesta segunda (08.10)
Arena Amazônia terá linhas exclusivas de energia elétrica Até o Mundial de 2014, a Arena Amazônia e as áreas de suporte ao evento esportivo, como o Sambódromo, a Vila Olímpica e o novo Centro de Convenções, vão ganhar duas linhas exclusivas de fornecimento de energia, ligadas a diferentes subestações de geração energética (Flores e Santo Antônio), e contarão ainda com um gerador local de eletricidade, conforme modelo determinado pela FIFA.
As medidas visam garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica no período dos jogos. Segundo o secretário de Energia Elétrica do Ministério das Minas e Energia, Ildo Wilson Grüdtner, o maior desafio das cidades-sede a partir de agora é superar dificuldades com questões como o licenciamento ambiental.
 
“Essas obras são as únicas exigências da FIFA relacionadas à Copa do Mundo e elas são no sentido de garantir a segurança do fornecimento de energia. Vamos monitorar para não haver atrasos. Queremos superar possíveis problemas, como o licenciamento das obras, que é o que deve causar dificuldades em todo o Brasil”, disse.
O secretário esteve em Manaus nesta segunda (08.10) para reunião com representantes das transmissoras de energia elétrica da região Norte e com o representante da Unidade Gestora do Projeto Copa em Manaus (UGP-Copa), Miguel Capobiango Neto.
 
“A FIFA só liberou as especificações com relação à energia elétrica na semana passada. Todas as cidades-sede se reuniram para começar a planejar os projetos. Para um dos pontos, que é o gerador de energia, a ideia é comprar em conjunto para obter melhores preços”, disse Capobiango.
O investimento para levar eletricidade à Arena Amazônia está incluído no pacote de obras da Eletrobrás Amazonas Energia até 2014. Nesse período, a concessionária prevê aplicar R$ 3 bilhões em adequações na rede da capital para receber a energia proveniente do Linhão de Tucuruí, que deve entrar em operação em maio de 2013, segundo planejamento do Governo Federal.
 
“Temos que separar em dois tipos de obras. Aquelas específicas de atendimento do estádio, que são obras a partir de algumas subestações nossas que estão perto do estádio; e as obras que dão a infraestrutura. Todas elas estarão concluídas até meados do próximo ano”, afirmou o presidente da Eletrobras Amazonas Energia, Marco Aurélio Madureira.
 
Obras na Arena Amazônia
Com 45% da obra construída, a Arena Amazônia entra em uma nova fase. Nesta segunda-feira (08.10), as vigas das arquibancadas superiores começaram a ser lançadas. Outra etapa em evolução é a construção das vigas dos camarotes (lado Constantino Nery) e do muro do pódio, no lado oeste.
 
“O lançamento das vigas das arquibancadas é um trabalho específico que requer um nível de segurança maior. Com esse avanço da obra, as pessoas vão começar a ver a Arena da Amazônia tomando forma”, disse o coordenador da UGP-Copa, Miguel Capobiango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário