Financiamento deverá ser aplicado em educação e saúde, de olho na Copa e na Olimpíada.
O Banco Mundial aprovou ontem (30) um empréstimo de US$ 300 milhões (cerca de R$ 615 milhões) para melhorar o sistema financeiro e tributário do estado do Rio de Janeiro e apoiar seus serviços de educação e de saúde.
"Com esse novo empréstimo podemos consolidar políticas fiscais que já nos permitiram ter um relevante crescimento econômico. Os fundos permitirão desenvolver a eficácia de nosso sistema de saúde e a qualidade de nossa rede educativa", disse o governador Sérgio Cabral.
Os fundos serão destinados a aumentar a transparência e a gestão dos investimentos públicos, promover parcerias público-privadas, concentrar os investimentos públicos em saúde nas áreas mais necessitadas e fomentar a meritocracia nos concursos públicos, segundo um comunicado do BM.
Diante da chegada dos grandes eventos esportivos previstos para os próximos anos (Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada de 2016), o Rio aumentou notavelmente os investimentos em infraestrutura e desenvolvimento social.
Além disso, a diretora do BM para o Brasil, Deborah L. Wetzel, declarou que o programa financeiro "pode servir como modelo para outros estados que querem utilizar seus recursos de maneira mais eficiente e otimizar os serviços de educação e saúde para todos os grupos da população".
O empréstimo tem um período de amortização de 23 anos e 5 anos de carência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário