PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

PROJETOS DA COPA 2014 EM MANAUS

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

MANAUS WILL HAVE $ 5 MILLION FOR PROJECTS OF DOPA 2014.

MANAUS VAI TER R$ 5 MILHÕES DESTINADOS A PROJETOS DA DOPA DE 2014.

 
O prefeito Arthur Neto anunciou nesta quarta-feira (30) que o governo federal garantiu recursos na ordem de R$ 5 milhões para serem investidos em Manaus em programas destinado ao esporte e lazer.
 
 
A verba foi obtida em reunião com o ministro Aldo Rebelo, dos Esportes – foto: Arlesson Sicsu/Semcom
A verba foi obtida em reunião com o ministro Aldo Rebelo, dos Esportes – foto: Arlesson Sicsu/Semcom
 
A verba será liberada pelo Ministério dos Esportes e foi definida durante visita feita pelo prefeito de Manaus ao ministro Aldo Rebelo em Brasília.

De acordo com Arthur, o encontro com Rebelo foi importante e acontece exatamente no momento em que Manaus entra na reta final da preparação para a Copa do Mundo.
“Acertamos o financiamento para reforma das vilas olímpicas, centros de treinamento esportivo e ao programas de incentivo ao esporte, implantados pela prefeitura. A partir de agora é dotar a administração de celeridade para que os projetos sejam contemplados de imediato”, afirmou.

O ministro explicou que a reunião com o prefeito também serviu para análises de programas que devem contemplar Manaus depois da Copa do Mundo. Segundo Rebelo, a capital amazonense será inserida como polo de preparação de atletas para as Olimpíadas de 2016, que acontecerá no Rio de Janeiro.

“Estou otimista na cooperação e parceria do Mistério do Esporte com a Prefeitura de Manaus, que vai resultar em restauro e compra de equipamentos, além da criação de centros de iniciação ao esporte. É um legado que queremos criar e deixar, principalmente para os jovens e estudantes da capital”, assinalou.

O prefeito ainda afirmou que volta ao Amazonas com a promessa de um grande evento de lutas, que começará a ser trabalhado com o governo federal nos próximos encontros.

“Este evento será guardado a sete chaves. Tenho certeza que a população de Manaus vai gostar. O importante é que depois deste encontro selamos oficialmente a parceria entre os governos federal e municipal”, finalizou Arthur.

SECRETARY-GENERAL FIFA Jerome Valcke DENIES CONFLICT IN ETHICAL BRAZILIAN APPLICATION.

SECRETÁRIO-GERAL DA FIFA JÉRÔME VALCKE NEGA CONFLITO ÉTICO EM CANDIDATURA BRASILEIRA.

Valcke não viu conflitos éticos entre sua função como consultor da campanha do País. Foto: Vanderlei Almeida/ AFPValcke não viu conflitos éticos entre sua função como consultor da campanha do País.
Rio de Janeiro - A apresentação do pôster promocional da Copa do Mundo do Brasil 2014 e o anúncio dos embaixadores do evento foi marcada pelo contraste entre o tom ufanista dos ex-jogadores escolhidos para representar o País e o constrangimento a que foi submetido o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, com perguntas sobre sua participação na candidatura brasileira para sediar o Mundial, pouco antes de ele mesmo integrar o Comitê Executivo da entidade que confirmaria o Brasil como anfitrião, em 2007.

Valcke não viu conflitos éticos entre sua função como consultor da campanha do País e o posterior cargo na Fifa. Segundo o dirigente, ele não era funcionário da organização quando aceitou o convite.

"Fez-se uma grande história em cima do nada. Eu deixei a Fifa em 2006 e fui procurado por uma empresa baseada em São Paulo e me perguntaram se eu poderia ajudar", disse o francês, que diminuiu sua importância no processo. "Ajudei mais com a aparência do que com o conteúdo". E ressalvou: "Pelo jeito nem fui o melhor conselheiro porque esqueci de dizer dos compromissos que precisavam ser assinados pelo governo (brasileiro)."

Depois do momento de desconforto, Valcke admitiu preocupação ao reforçar que estão se aproximando rapidamente os prazos para a entrega dos estádios e das obras de infraestrutura. E por enquanto não há qualquer garantia de que tudo será finalizado a contento para a disputa da Copa das Confederações, a partir de 15 de junho.

"Estamos confiantes de que todos os estádios serão entregues até abril. Temos um parecer (positivo) da nossa equipe técnica. Estamos voltando nosso trabalho mais para os arredores dos estádios, para que a infraestrutura também esteja pronta", destacou o secretário, ao fazer um novo alerta. "A infraestrutura temporária é fundamental para a realização da Copa do Mundo. Um jogo de Copa é completamente diferente de qualquer outro".

ISSUE POSTER AND COL FIFA CUP 2014 OFFICIAL.

FIFA E COL DIVULGAM CARTAZ OFICIAL DA COPA 2014

Pôster traz diversos símbolos culturais dos estados, além do mapa do país, formado por duas pernas.

Mapa do Brasil e símbolos culturais fazem parte do cartaz oficial (crédito: Divulgação)
 
A Fifa e COL apresentaram nesta quarta-feira (30) o cartaz oficial da Copa do Mundo 2014. Os campeões mundiais Amarildo, Carlos Alberto Torres, Bebeto e Ronaldo, além da jogadora Marta, participaram da divulgação.
 
O cartaz traz a imagem de dois jogadores disputando a bola. As pernas dos atletas formam o mapa do Brasil. Além disso, há diversos desenhos de símbolos culturais brasileiros, como o frevo, o calçadão de Copacabana, baianas e chimarrão. A imagem foi elaborada pela agência de criação brasileira Crama, escolhida entre três concorrentes.
 
O conceito usado na elaboração do pôster foi "Todo um país a serviço do futebol – Brasil e futebol, uma identidade compartilhada". "A criação retrata a beleza e a diversidade do Brasil por meio de um desenho colorido, vibrante e carregado de emoção", afirmou a Fifa por meio de uma nota. Para o diretor de Marketing do Portal 2014, Rodrigo Prada o poster da Copa será a grande imagem do Mundial "Finalmente os organizadores acerataram a mão e fizeram uma imagem que reflete as principais características do Brasil" ressalta Prada.
 
O anúncio do cartaz é o último símbolo do Mundial a ser apresentado ao público. Todos os 12 pôsteres das cidades-sede já foram conhecidos, além do slogan ("Juntos num só ritmo"), o mascote oficial (Tatu-bola chamado Fuleco), o logo da Copa 2014, o nome da bola (Brazuca no Mundial e Cafusa na Copa das Confederações).

MINISTER SAYS THAT WILL SURPRISE IN BRAZIL COPA.

MINISTRO AFIRMA QUE BRASIL VAI SURPREENDER NA COPA.

Gastão Vieira mostra confiança na consolidação do país como grande destino turístico nos próximos anos.
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, afirmou que o Brasil se consolidará como grande destino turístico nos próximos anos, ao sediar grandes eventos como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Para isso, o ministro convocou a participação dos novos gestores municipais na implementação de todos os recursos disponíveis para o desenvolvimento das cidades, e colocou todas as instâncias da pasta à disposição.
 
“Todos vocês têm uma enorme missão a partir de agora. O mundo vai olhar e se surpreender com nossa capacidade de organização e força em superar obstáculos”, afirmou Gastão Vieira, em sua palestra desta quarta-feira (30.01), no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável. O evento termina hoje, em Brasília.
"Aproveitem a oportunidade que os grandes eventos nos trazem e inovem, executem seus projetos! O governo federal e o Ministério do Turismo estão à disposição de vocês. O mundo inteiro vai querer saber que país é esse que aceitou tantos desafios”, completou.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

VIRTUAL ATTACKS MAY END UP A CUP IN BRAZIL SAYS MINISTRY OF DEFENCE.

ATAQUES VIRTUAIS PODEM ATÉ ACABAR COM A COPA NO BRASIL, DIZ MINISTÉRIO DA DEFESA.

 
Segundo o coronel, sua divisão teve que lidar com tentativas de desfiguração de sites oficiais e de ataques a redes de dados durante a Rio+20.
 
RAFAEL CAPANEMA
DE SÃO PAULO 
 
Ataques virtuais podem prejudicar e até mesmo inviabilizar a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e a Olímpiada no Brasil, disse o coronel Eduardo Wallier Vianna, do Centro de Defesa Cibernética do Ministério da Defesa, na Campus Party, nesta terça-feira (29).
"Vamos supor que alguém invada a base de dados do sistema de compra de ingressos da Copa do Mundo e comece a vender bilhetes em duplicidade. Centenas de pessoas chegariam ao estádio com ingressos falsos. Isso pode gerar confusão, tumulto, morte", exemplifica Vianna à Folha.
Yuri Gonzaga/Folhapress
O coronel Eduardo Wallier Vianna, do Centro de Defesa Cibernética do Ministério da Defesa, fala na Campus Party
O coronel Eduardo Wallier Vianna, do Centro de Defesa Cibernética do Ministério da Defesa, fala na Campus Party
"Imagine se isso acontece em um jogo importante, e aparece nas manchetes internacionais: 'Desorganização na venda de ingressos impede a entrada de 10 mil pessoas em jogo'. Isso acaba com o país."
O coronel menciona mais uma hipótese de ataque: "Na Copa do Mundo, haverá uma massa nômade. Um dia tem jogo no Rio, outro em São Paulo etc. Se o sistema de energia elétrica dos aeroportos de Guarulhos e Congonhas for atacado, por exemplo, o sistema para. Aí os voos não chegam, não aterrissam. Seria um tumulto enorme."
Segundo Vianna, para evitar ataques como esse, o centro de defesa cibernética "identifica as áreas mais críticas, socializa informações e levanta casos ocorridos anteriormente, tentando ser pró-ativo".
Em sua apresentação, Vianna falou sobre como a Rio+20, conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável, realizada em junho do ano passado, serviu como prévia para o planejamento de defesa cibernética durante os eventos esportivos que ocorrerão no país nos próximos anos.
O coronel lembrou que, durante sua palestra na edição recifense da Campus Party, em julho de 2012, deu uma espécie de sermão em alguns dos participantes que defendiam o hacktivismo. "Os pais de muitos de vocês estão trabalhando na construção dos estádios, nos hotéis. Imagine se o hacktivismo acabasse com a Copa."

IMPROVEMENTS IN PHONE, TRAFFIC AND SAFETY ARE IN CUP PROMISES TO MANAUS.

MELHORIAS NA TELEFONIA, TRÂNSITO E SEGURANÇA SÃO PROMESSAS PARA A COPA EM MANAUS.

 
Um sistema viário melhor, contratação de novos policiais, construção de um novo prédio para o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), banda larga e telefonia móvel de qualidade são compromissos firmados pelo Governo, Prefeitura e UGP
 
Prefeito Artur em pronunciamento no estádio Arena da Amazônia (Odair Leal)
 
Durante a visita dos técnicos da FIFA à Arena da Amazônia, na manhã deste domingo (27) o governador em exercício, José Melo, o prefeito de Manaus, Artur Neto, e o coordenador da Unidade Gestora da Copa (UGP), Miguel Capobiango, afirmaram que melhorias no trânsito, telefonia móvel e segurança são tratadas com prioridade.
 
Segundo Capobiango, os envolvidos na organização do evento trabalham para evitar que erros cometidos na Copa do Mundo da África se repitam e repercutam negativamente.
 
Considerado por muitos um ponto problemático para a Copa, o trânsito será administrado com “olhares atentos” do prefeito de Artur Neto, que prometeu avaliar a situação dos transportes alternativos e mudar o funcionamento de algumas vias da cidade.
 
“Penso muito na mobilidade urbana e penso com otimismo. Iremos ter muitas intervenções viárias e mexidas no trânsito e com dignidade iremos regulamentar os mototaxistas e transportes alternativos. O quadro de hoje não será o da Copa. Teremos organização onde não tem organização”, explicou o prefeito Artur.
 
O prefeito ainda prometeu semáforos inteligentes e um sistema de ônibus aperfeiçoado.
 
“Teremos esse mesmo sistema de ônibus, mas aperfeiçoado. Teremos sinais inteligentes, corredores especiais independentes até da Copa e todos os cuidados para que não haja percalços nesse campo nevrálgico, vamos cuidar para que o trânsito flua em Manaus”, ressaltou durante a primeira visita ao estádio.
 
Segurança pública
Questionado sobre segurança pública para o Mundial da FIFA, o governador em exercício, José Melo, destacou a contratação de mais efetivo policial e da licitação de um novo prédio para o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
 
“Esse é um dos itens importante, mais importante para a vida de todos. A segurança vai ser superimportante para a copa, todas as medidas que estão no protocolo de intenções da FIFA estão sendo tomadas. Na próxima semana estaremos mandando para a licitação um novo prédio que vai abrigar a expansão do Ciops e a Policia Militar estará colocando mais dois mil homens em seus quadros para ter um policiamento necessário ate a Copa do Mundo”, garante o governador em exercício.
 
Telefonia móvel
A estabilidade da telefonia móvel, ao menos durante os jogos do Mundial, foi garantida pelo coordenador da Unidade Gestora da Copa (UGP), Miguel Capobiango. O coordenador não quer que o Brasil, o Amazonas, repita o mesmo feito negativo da Copa do Mundo da África, quando algumas sedes não suportaram o fluxo de telefonia móvel.
 
“Banda larga e telefonia móvel é uma preocupação nossa. Semana passada tivemos uma reunião com os representantes das quatro empresas de telefonia móvel e foi definida uma área para que elas coloquem seus servidores e antenas. Serão mais de 300 antenas dentro e ao redor do estádio, sambódromo e ginásio Amadeu Teixeira, que garantirão um bom funcionamento da telefonia móvel, pois não queremos que se repita o que aconteceu em algumas sedes da Copa de 2010 que ficaram sem telefonia móvel”, explicou Miguel.
 
Fonte: A Crítica

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

SUPERINTENDENT OF WAITING FOR INFRAERO IMPLURB TO DECIDE ON WORK AT THE AIRPORT. ALA NEW INTERNATIONAL SAI UNTIL JUNE.

SUPERINTENDENTE DA INFRAERO ESPERA POR IMPLURB PARA DECIDIR SOBRE OBRA NO AEROPORTO. NOVA ALA INTERNACIONAL SAI ATÉ JUNHO.

 
Superintendente Noroeste da Infraero, Rubem Ferreira Lima, em o brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Ribeiro da Silva, comandante do CINDACTA IV.
 
O superintendente da Infraero, Rubem Ferreira Lima, disse hoje que espera resolver “pacificamente” a polêmica com o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), sobre o aeroporto Eduardo Gomes. “Fizemos uma laje e um contra-piso, por cima do saguão de passageiros do aeroporto, e isso trouxe transtornos, como as goteiras, mas tudo estará resolvido até dia 3/01″, garantiu. Ele anunciou que, entre o final de maio e começo de junho deste ano, toda a nova ala internacional do aeroporto será inaugurada, já reformada.
Superintendente Noroeste da Infraero, Rubem Ferreira Lima, em o brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Ribeiro da Silva, comandante do CINDACTA IV
 
O Implurb advertiu a Infraero, no dia 16/01, de que iria interditar a obra do aeroporto caso as goteiras, que levaram à colocação de baldes no teto do terminal de passageiros. No dia 21/01, a Infraero respondeu afirmando que, de acordo com a Constituição Federal e o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), o aeroporto está em área federal e por isso não deve satisfações ao Município.
 
A resposta veio no dia 25/01, quando o órgão municipal esgrimiu decisão da Justiça Federal, relativa às placas de publicidade então existentes no entorno do aeroporto, afirmando que a jurisdição da Infraero está apenas na área de pista e pontes de embarque. “Essa decisão ainda está sendo discutida, em recurso, pela Justiça”, disse o superintendente. “Mandamos nova resposta ao Implurb e agora estamos aguardando o posicionamento do órgão”, enfatizou.
 
Rubem Ferreira Lima garantiu que o aeroporto, que, aparentemente, tem apenas uma saída do saguão de passageiros, por conta das obras, tem um plano de contingência em caso de incêndio, para evitar tragédias como a da boate Kiss, de Santa Maria (RS).

GOVERNMENT COMMITMENT TO DEFINE AND TRANSMISSION FIFA CUP.

GOVERNO E FIFA DEFINEM COMPROMISSO PARA TRANSMISSÃO DA COPA.

Memorando de Entendimentos estipula obrigações para garantir um serviço "exemplar" de telecomunicações para o Mundial de 2014.
"Sem telecomunicações não há Copa". A afirmação foi feita tanto tanto pelo Secretário Geral da FIFA, Jérôme Valcke, quanto pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, no ato de assinatura, em Brasília, do Memorando de Entendimentos entre a União e Federação Internacional de Futebol visando a garantia de um serviço "exemplar" de telecomunicações para a COPA 2014.
Segundo Valcke, a telecomunicação é uma "grande peça da organização da Copa", ao que Bernardo completou ressaltando que "sem uma boa comunicação é como se a Copa não existisse".

» Entrevista com Paulo Bernardo: Copa compartilhada em tempo real


Paulo Bernardo disse que foram 18 meses de negociações entre governo e FIFA sobre os termos da Garantia nº 11, referente a telecomunicações. O entendimento assinado determina que são de responsabilidade do governo as obras que ficarão de legado para o país. À FIFA caberá o que for utilizado apenas para a realização dos jogos.
O ministro esclareceu que a tecnologia 4G estará operacional a partir de abril nas seis sedes da Copa das Confederações, que ocorrerá de 15 a 30 de junho de 2013: Brasília, Rio, Fortaleza, Recife, Salvador e Belo Horizonte.
Bernardo destacou que o governo, por meio da Telebras, está implantando a infraestrutura de rede de fibra ótica nas 12 sedes, com um orçamento de R$ 200 milhões. A rede de fibra está 100% concluída na região metropolitana de Brasília, Belo Horizonte e Salvador e a previsão de conclusão das demais é março de 2013.
Veja abaixo a síntese dos termos do Memorando de Entendimentos assinado entre a FIFA e o Ministério das Comunicações.

Responsabilidades do Governo Federal (Ministério das Comunicações, por meio da TELEBRÁS):

» Disponibilizar infraestrutura nacional de backbone e de redes metropolitanas necessárias para a interconexão entre os estádios e outros locais definidos pela FIFA e o Centro Nacional de Transmissão (International Broadcaster Center – IBC), bem como o serviço de transporte de vídeo, sem custo para a FIFA ou seus parceiros;
 
» Garantir que a infraestrutura atenda aos requisitos técnicos de qualidade estabelecidos pela FIFA, sobretudo a disponibilidade de 99,99% exigida para as redes que transportarão o serviço de transmissão de vídeo dos jogos;
 
» Implantar a interconexão entre a rede da TELEBRÁS e as redes dos provedores de serviços de TI e de Mídia contratados pela FIFA;
 
» Disponibilizar infraestrutura e soluções de TI (voz e banda larga) tão somente nos locais em que os provedores de serviços de TI e de Mídia contratados pela FIFA não disponham de infraestrutura conforme os requisitos de qualidade exigidos, o que deve ser comprovado por laudos técnicos fornecidos pela FIFA;

Responsabilidades da FIFA:

» Desonerar o Governo Federal de prover a infraestrutura nos locais onde os prestadores de serviços de TI e de Mídia possuírem infraestrutura disponível conforme os requisitos de qualidade;
 
» Obter e implementar a Tecnologia de Adaptação de Vídeo (VandA) e arcar com todos os seus custos;
 
» Implementar a solução de rede de back-up por satélite e arcar com todos os seus custos;
 
» Remunerar à TELEBRÁS 50% das receitas provenientes das vendas de serviços de vídeo fornecidos pelo sistema VandA.

ANCIENT INDIAN MUSEUM OF THE DEALER WILL BE RENOVATED IN COMPLEX MARACANÃ.

ANTIGO MUSEU DO ÍNDIO SERÁ REFORMADO POR CONCESSIONÁRIO DO COMPLEXO DO MARACANÃ.

 
Prédio, que está ocupado por índios, será tombado e preservado. Edital de licitação sairá em fevereiro.
Antigo Museu do Índio, no Maracanã, na Zona Norte do RioPablo Jaco / O Globo
 
RIO - Depois de confirmar que decidiu preservar o prédio do antigo Museu do Índio, no Maracanã - como adiantou o jornalista Ancelmo Gois, em sua coluna, no GLOBO - o governo do estado do Rio informou, na tarde desta segunda-feira, que, juntamente com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, tomará a iniciativa de fazer o tombamento do imóvel. E que seu restauro ficará a cargo do concessionário vencedor da licitação do Complexo do Maracanã, cujo edital sairá em fevereiro. O destino do prédio, após o tombamento, será discutido entre o governo do estado e a prefeitura do Rio.
 
Ainda segundo o governo do estado, em nota, estão sendo tomadas “as devidas providências para que o local seja desocupado dos seus invasores”. O estado comprou da Conab, em 2012, o imóvel - composto por este e outros prédios, pelo preço de RS 60 milhões. “O Ministério da Agricultura já está desocupando os demais prédios existentes no local, que serão demolidos para garantir o fluxo de pessoas no entorno do estádio”, informa a nota, acrescentando que foram ouvidas as “considerações da sociedade a respeito do prédio histórico, datado de 1862” e analisados os estudos de dispersão do estádio, chegando-se à conclusão de que é possível manter o prédio no local.
 
No sábado, o Tribunal de Justiça chegou a expedir uma liminar que impediu a demolição do antigo prédio do museu. A decisão foi dada às vésperas do encerramento do prazo dado pela procuradoria do estado para a desocupação do imóvel, prevista para esta segunda-feira. A liminar estabelece ainda uma multa de R$ 60 milhões para o caso de descumprimento da medida.
 
A construção está no centro de uma batalha jurídica entre o estado e índios de pelo menos cinco etnias que lá vivem desde 2006. O governo alegava que pretendia usar o terreno para construir uma “área de mobilidade”, com estacionamento e um centro comercial, e, assim, atender a exigências da Fifa referentes à adequação do Maracanã para os jogos da Copa das Confederações, em junho, e da Copa do Mundo, em 2014. A Fifa, porém, em documentos encaminhados à Defensoria Pública, desmentiu que exija a demolição.
 
A liminar foi concedida após ação da Defensoria Pública, diante do parecer favorável do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ao tombamento do imóvel, mas cabe recurso.

GOVERNOR OF RIO DE JANEIRO "SERGIO CABRAL" SAYS NO MORE WILL DEMOLISH BUILDING MUSEUM OF ANCIENT INDIAN.

GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO "SÉRGIO CABRAL" DIZ QUE NÃO VAI MAIS DEMOLIR PRÉDIO DE ANTIGO MUSEU DO ÍNDIO.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1221614-cabral-diz-que-nao-vai-mais-demolir-predio-de-antigo-museu-do-indio.shtml

Cabral não informou no que pretende transformar o antigo imóvel. Ele se comprometeu apenas a tombar e restaurar o prédio.
 
O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), afirmou nesta segunda-feira, através de sua assessoria de imprensa, que o palacete do antigo Museu do Índio, no Maracanã, zona norte carioca, não será mais demolido. O governo estadual diz, no entanto, que os índios terão que deixar o local.
A Secretaria Estadual de Assistência Social afirmou que o governo quer pagar aluguel social aos índios, mas eles ainda não entraram num acordo. O cacique Carlos Tukano disse à Folha que só negocia pessoalmente com o governador.
No sábado (26), a Justiça expediu liminar impedindo a demolição do antigo Museu do Índio, situado ao lado do estádio do Maracanã. A decisão chegou às vésperas do encerramento do prazo dado pela procuradoria do estado para a desocupação do imóvel, prevista para esta segunda-feira.
A liminar estabelece ainda uma multa de R$ 60 milhões para o caso de descumprimento da medida.
Índios no Museu do Índio

Danilo Verpa/Folhapress

 

Índios dizem que recusarão propostas para deixar área ao lado do Maracanã
FAMÍLIA REAL
A área disputada por governo e índios pertenceu ao Duque Luís Augusto de Saxe, marido da princesa Leolpoldina, filha mais nova de D. Pedro 2º. Ali, entre 1850 e 1890, ficava o Palácio Leopoldina.
Em 1915, o marechal Rondon criou, no prédio, o Serviço de Proteção ao Índio, atual Funai. Em abril de 1953 foi criado o Museu do Índio.
Em 1977, quando era dirigido por Darcy Ribeiro, o museu foi transferido para Botafogo, zona sul. Os índios ocuparam o espaço, que estava abandonado, em 2006.

ARENA AMAZON HAVE FOUR EVENTS OF PREPARATION FOR WORLD CUP 2014.

ARENA DA AMAZÔNIA TERÁ QUATRO EVENTOS DE PREPARAÇÃO PARA A COPA DE 2014.

 
A informação foi divulgada na manhã deste domingo, durante a segunda visita de integrantes da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) às obras do estádio.
Felipe Carvalho .
A terceira visita dos técnicos será feita em setembro, para conclusão da estratégia
Foto: Divulgação
A terceira visita dos técnicos será feita em setembro, para conclusão da estratégia
Manaus – O governo do Amazonas vai realizar até quatro eventos na Arena Amazônia como preparação para a Copa do Mundo de 2014. A informação foi dada na manhã deste domingo (26), pelo representante da Unidade Gestora do Projeto Copa em Manaus (UGP-Copa), Miguel Capobiango Neto, durante a segunda visita de integrantes da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) às obras do estádio.
“O vice-governador José Melo já se comprometeu em realizar três ou quatro eventos antes da Copa na Arena para testar o planejamento operacional”, disse Capobiango.
Após dois anos e meio, cerca de 52% das construções já foram concluídas, mas as entidades reforçam que a arena está totalmente finalizada em dezembro deste ano.
“Tivemos uma obstacularização do TCU (Tribunal de Contas da União) que gerou um atraso de seis meses à obra, mas já tivemos a liberação e de setembro (de 2012) para cá, avançamos muito”, concluiu.
Segundo o representante, de maio a outubro, a Arena receberá a estrutura metálica de cobertura, ficando a parte de acabamento para novembro e parte de dezembro, mês de inauguração do estádio.
Ao ser questionado sobre os problemas em comunicação na capital do Amazonas, Capobiango afirmou que 300 antenas de celular serão instaladas na Arena e no entorno para facilitar a transmissão da telefonia móvel.
Ele reafirmou que a internet estará melhor na época do evento, uma vez que, em dezembro, uma nova linha de Banda Larga chega a Manaus por meio de Tucurui, além da chegada da rede 4G para os smartphones.
O gerente de operações em estádios do COL, Tiago Paes, afirmou que, passado quase um ano desde a primeira visita, em 2012, o comitê fez alguma mudanças no posicionamento de grupos de trabalho na Arena. “Na época, a gente definiu que os voluntariados ficariam na Arena Amadeu Teixeira, mas agora concluímos que eles ficarão melhor no centro de convenções”, afirmou. “São algumas decisões para melhorar a operação da Copa. Temos 16 áreas de atuação que, se não estiverem ligadas, não funcionam”.
Segundo Paes, uma terceira visita dos técnicos será feita em setembro, para conclusão da estratégia.

JOURNALIST POINTING LEGACY "HIDDEN" MANAUS IN CUP AND THE REEF

JORNALISTA APONTA LEGADO "ESCONDIDO" DA COPA EM MANAUS E NO RECIFE.

Rodrigo Prada, responsável pelo site Portal 2014, diz que praia urbana e projeto de navegação fluvial são exemplos de obras pouco divulgadas.

Por SporTV.comSão Paulo
Rodrigo Prada é jornalista e responsável pelo Portal 2014, site que acompanha, desde 2007, a preparação do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014. Nos últimos cinco anos, ele percorreu por todas as 12 sedes do evento. Nesta segunda-feira, a exatos 500 dias do Mundial, ele enxerga resultados positivos no desenvolvimento da infraestrutura do país, apesar da grande quantidade de obras que não evoluíram.

- Muita coisa aconteceu. Acho que o Governo deveria divulgar melhor essas ações que acontecem além dos estádios. De bacana, por exemplo, na sede de Manaus, criou-se uma praia urbana, na área de Ponta Negra, que nasceu por conta da Copa. É um legado - disse, em participação no "Arena".

Prada também cita um projeto em Pernambuco que pretende levar navegabilidade ao Rio Capibaribe, que passa pela capital Recife até a região metropolitana da cidade, onde fica a Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata). O estádio, contudo, não será contemplado a tempo da Copa.
Castelão jogo (Foto: Diego Morais)
Castelão foi o primeiro estádio inaugurado, mas
apresentou problemas (Foto: Diego Morais)

- Isso é inédito na América Latina. As pessoas vão poder pegar o barco e circular como se estivessem andando de trem ou outro meio de transporte. Para o acesso ao estádio não, porque a matriz de responsabilidades saiu muito atrasada, só em janeiro de 2010 - disse.

Prada afirma ter visitado todas as obras em todas as sedes do Mundial - Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Manaus, Recife, Natal, Cuiabá, Fortaleza, Curitiba, Brasília e Salvador. Em cada cidade, pesquisou o planejamento e as demandas.

Em sua análise, o jornalista afirma que Rio e São Paulo já estão acostumados a receber grandes eventos, como a Fórmula 1 e o Carnaval. Em relação às outras cidades, ele acredita que a maioria das obras de mobilidades ficarão prontas apenas depois do Mundial.

- Desde outubro de 2007 sabemos que o Brasil vai sediar a Copa. Algumas obras não vão servir para a Copa. O que vão servir são os ônibus fretados, táxis, tirando São Paulo, que tem um metrô na porta do estádio - afirmou.

PERNAMBUCO PREPARED EVENTS TO MARK THE 500 DAYS FOR WORLD CUP 2014.

PERNAMBUCO PREPAROU EVENTOS PARA MARCAR OS 500 DIAS PARA A COPA DO MUNDO DE 2014.

Futebol de bonecos gigantes, atividades recreativas na Praia de Boa Viagem e entrevista coletiva da Secopa integram programação do evento.
A contagem regressiva para a Copa do Mundo atingirá mais uma importante marca na próxima segunda-feira (28.01), quando faltarão 500 dias para o início da competição. Para celebrar a data, a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 em Pernambuco (Secopa-PE) preparou uma programação especial na Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, com futebol, atividades recreativas e a presença do Fuleco, a mascote do Mundial no País.
 
Haverá também uma coletiva de imprensa da Secopa-PE com o balanço das obras na Arena Pernambuco e de mobilidade urbana para o Mundial, que será realizada no Hotel Jangadeiro, localizado na Avenida Boa Viagem, a partir das 8h. Em seguida, a diversão vai tomar conta da Praia de Boa Viagem.
Na área em frente ao Hotel Jangadeiro, será montada a Arena Praia, uma estrutura com campo de futebol de areia onde será realizado o Futebol de Gigantes, a partir das 9h. Ao todo, 13 bonecos gigantes representando personalidades do futebol e personagens pernambucanos vão fazer a bola rolar na areia. A escalação da partida conta com os ex-jogadores Pelé e Maradona; o presidente da FIFA, Joseph Blatter; o presidente da CBF, José Maria Marín; os cantores Reginaldo Rossi, Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Lenine e Chico Science; e o compositor Capiba, entre outros.
O tatu-bola Fuleco vai dar o pontapé inicial no jogo e estará disponível para fotos com o público presente em um miniestúdio que será montado na Arena Praia. O espaço contará ainda com uma área destinada a atividades recreativas, como totó humano, futebol de sabão e cama elástica.
 
“Assim como das vezes anteriores, o evento tem o objetivo de marcar a passagem de mais 100 dias dentro da contagem regressiva para junho de 2014. Dessa forma, queremos alertar e deixar evidente para a população que, à media que o tempo passa, Pernambuco está cada vez mais forte para receber o maior evento esportivo do mundo”, destacou o Secretário Ricardo Leitão.
Crianças das comunidades de Santo Amaro, do Coque e de Brasília Teimosa vão participar do evento, que contará ainda com a presença de crianças com necessidades especiais da Escola Municipal Dona Olivia Josefa, localizada em São Lourenço da Mata, e do Centro Suvag de Pernambuco, instituição voltada para a educação de surdos. As atividades serão monitoradas por professores de Educação Física e voluntários da Secopa-PE, entre eles adolescentes do Centro de Atendimento Sócio Educativo de Vista Alegre (Case), localizado em Jaboatão dos Guararapes. O evento é aberto ao público.

FIFA, LOC, MINISTRY OF SPORT AND VISITED TODAY THE FEDERAL GOVERNMENT (28) NATIONAL STADIUM Brasilia.

FIFA, COL, MINISTÉRIO DO ESPORTE E DO GOVERNO FEDERAL VISITARAM HOJE (28) O ESTÁDIO NACIONAL DE BRASÍLIA.

 
» Visita da FIFA, do COL, do Ministério do Esporte e do Governo do Distrito Federal.
 
28 de janeiro de 2013, às 10h
Local: Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha (entrada pelo portão principal, entre o canteiro de obras e o Autódromo de Brasília).
 
Em função da restrição de espaço e por questões de segurança dentro da obra, será permitida apenas a entrada de cinegrafistas e fotógrafos. Será permitida a entrada de apenas um profissional por veículo de comunicação. Cinegrafistas e fotógrafos deverão chegar ao Estádio Nacional às 10h. Após 10h30 não será permitida a entrada no local. Todos os jornalistas deverão apresentar crachá funcional na chegada ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. As equipes de reportagem devem usar calça comprida, blusa de manga e sapatos fechados para entrar no estádio. Serão disponibilizados capacetes, de uso obrigatório dentro do canteiro de obras.
Em seguida, haverá briefing para mídia, na tenda montada na área externa do estádio, ao lado da bilheteria do Ginásio Nilson Nelson.

domingo, 27 de janeiro de 2013

MARK THE EVENT IN BRASILIA 500 ​​DAYS FOR WORLD CUP 2014.

EVENTO EM BRASÍLIA MARCA OS 500 DIAS PARA A COPA DO MUNDO DE 2014.

Cerimônia contará com a participação de operários, músicos, autoridades e estrelas do futebol.
Brasília será o palco da cerimônia que marcará a contagem regressiva dos 500 dias para o início da Copa do Mundo da FIFA 2014. O evento, na próxima segunda-feira (28), na área externa do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, é uma parceria entre governo federal, GDF, FIFA e Comitê Organizador Local (COL). Na ocasião, a FIFA e o COL lançarão o pôster oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014.
 
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o governador do DF, Agnelo Queiroz, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, e o presidente do COL, José Maria Marin, serão os anfitriões. O evento também terá as presenças de Ronaldo e Bebeto, ex-jogadores e integrantes do Comitê Organizador Local (COL).
Cerca de 50 operários da obra participarão da cerimônia, que também contará com uma apresentação do Patubatê. O grupo brasiliense de percussão gravou o DVD Ruído Sonoro no canteiro de obras da arena em 2012.
O Estádio Nacional sediará o jogo inaugural da Copa das Confederações, em 15 de junho, com partida entre Brasil e Japão, a partir das 16h. A arena terá, ainda, sete jogos do Mundial de 2014.
Obras
O Estádio Nacional tem 87% da execução finalizada. As arquibancadas inferior, superior e intermediária estão concluídas, assim como os 288 pilares, com mais de 36m de altura livre, que rodeiam a arena. O anel de compressão e a primeira etapa da cobertura também foram terminados.
Serviço:
500 dias para a Copa do Mundo da FIFA
Local: Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
Data: 28 de janeiro de 2013
Horário: 12h

GAPS IN STADIUM DF COME AR $ 212 MILLION.

DESVIOS NO ESTÁDIO DO DF CHEGAM A R$ 212 MILHÕES.

A arena Mané Garrincha é a mais cara da Copa
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha), no Distrito Federal, tem em seu orçamento distorções que chegam à marca de R$ 212,3 milhões. Arena mais cara da Copa do Mundo de 2014, com custo estimado de R$ 1,5 bilhão, o estádio foi investigado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), que cobra a devolução de R$ 99,9 milhões do consórcio construtor, e abriu prazo de defesa para o governo local explicar outros R$ 112,4 milhões em desvios identificados.
Custo estimado da Arena Mané Garrincha foi de R$ 1,5 bilhão
Custo estimado da Arena Mané Garrincha foi de R$ 1,5 bilhão
Os problemas encontrados são, entre outros, superfaturamento, cobrança dupla de serviços, erros de quantitativos e mudanças no projeto original.
 
O orçamento do Mané Garrincha já estourou 57,9% em relação ao valor inicial de R$ 696,6 milhões. A expectativa é que o valor ultrapasse R$ 1,5 bilhão, já que alguns itens da obra, licitados à parte, ainda não foram computados: cobertura, assentos, painéis, gramado e heliporto são alguns exemplos. O valor do estádio inchou por causa de 21 aditivos ao projeto original, dos quais 14 foram questionados. Em defesa, o governo do Distrito Federal negou qualquer irregularidade com os gastos da reforma e disse que respondeu a todos os questionamentos do TCDF.

Confederations Cup: 74% OF THE WORKS OF COMMUNICATION ARE READY.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES: 74% DAS OBRAS DE COMUNICAÇÃO ESTÃO PRONTAS.

De acordo com o cronograma da Telebras, Brasília tem os trabalhos mais avançados, com 87%.

Previsão é que conclusão para a Copa das Confederações ocorra em março (crédito: Arquivo)
 
As obras de infraestrutura de telecomunicações nas seis cidades-sede da Copa das Confederações, que ocorre em junho, estão 74% executadas, de acordo com a Telebras. A previsão da estatal é concluir os trabalhos em março, mas, para isso, é preciso que as obras civis nos estádios estejam prontas para a instalação dos equipamentos.
 
De acordo com o cronograma da empresa, Brasília é a cidade onde estão mais avançadas, com 87% das obras de telecomunicações prontas. Em seguida vem Salvador, com 79%; Recife, 77%; Belo Horizonte, 70%; Rio de Janeiro, 67% e Fortaleza, com 66%. Segundo a Telebras, as obras de telecomunicações dependem da conclusão de trechos de fibra ótica e pontos de presença da rede metropolitana.
 
Nas outras seis cidade que serão sedes da Copa do Mundo de 2014 (São Paulo, Cuiabá, Natal, Manaus, Curitiba e Porto Alegre), o percentual de execução é 20%, de acordo com a Telebras.

ARENA WILL BE OPENED WITH ROUND castellan DOUBLE THIS SUNDAY.

ARENA CASTELÃO SERÁ INAUGURADA COM RODADA DUPLA NESTE DOMINGO.

Conheça todos os detalhes do estádio de Fortaleza para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo entregue em dezembro de 2012.
Glauber Queiroz/Portal da Copa/ME
Glauber Queiroz/Portal da Copa/ME#
A Arena Castelão, em Fortaleza, será o primeiro estádio da Copa do Mundo de 2014 a receber uma partida. No domingo (27.01), está marcada uma rodada dupla que vai envolver os dois principais times da capital cearense. Os jogos serão válidos pela Copa do Nordeste e colocarão frente a frente Fortaleza x Sport às 17h (horário de Brasília) e Ceará x Bahia às 19h30 (horário de Brasília).

As partidas contarão com as presenças do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, e dos membros do Comitê Organizador Local (COL), os ex-jogadores Ronaldo e Bebeto. A comitiva da FIFA, do COL e do Governo Federal tem chegada prevista ao estádio às 14h30. Após visitar o campo de jogo, o grupo dará uma coletiva de imprensa.

O Castelão foi o primeiro estádio da Copa do Mundo de 2014 a ter as obras entregues. No dia 16 de dezembro de 2012, a presidenta Dilma Rousseff, acompanhada pelo governador do Ceará, Cid Gomes, pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e de outras autoridades cortaram a fita simbólica de entrega do equipamento.

A presidenta ainda deu o pontapé inicial da arena, ao chutar uma “Cafusa”, bola da Copa das Confederações, que foi colocada no meio de campo. Na ocasião, ela disse que o projeto mostra que o Brasil é capaz de ganhar dentro e fora dos gramados. “O Castelão mostra que o brasileiro é capaz de superar obstáculos e entregar uma obra desse tipo”, afirmou.

A arena receberá três partidas da Copa das Confederações de 2013, sendo uma semifinal, e outras seis da Copa do Mundo de 2014.


Glauber Queiroz/Portal da Copa/ME
Glauber Queiroz/Portal da Copa/ME#
Características

Batizado de Plácido Castelo, em homenagem ao governador do Ceará que, em 1968, deu início à construção do estádio, o Castelão foi inaugurado pela primeira vez em 11 de novembro de 1973. Para receber a Copa do Mundo, o equipamento passou por uma ampla reforma, que durou quase dois anos, e se transformou em uma arena multiuso.

Cerca de cinco mil trabalhadores passaram pela Arena Castelão, que chegou a ter dois mil operários no pico das obras. O resultado foi uma área total construída de 150 mil m², que inclui uma esplanada de 55 mil m² que circunda o estádio. Com capacidade para receber 63.903 torcedores, o local terá 1.675 lugares reservados para pessoas com deficiência ou a pessoas obesas, o que representa 2,4% do total, número superior à exigência mínima prevista em lei.

A arquibancada do estádio está dividida em anel inferior e superior. No prédio central, são seis pavimentos (vestiários, Lounge FIFA - onde hoje funciona o Espaço Cultural - dois andares de camarotes, um andar de tribuna de imprensa e outro andar de cabines de transmissão). A arena tem ainda 1.900 vagas cobertas de estacionamento sob a esplanada.

Um diferencial do projeto é a “pele de vidro”, que reveste parte da fachada da arena. Formada por cerca de 760 peças, cada uma com 1,51m por 2,42m, a estrutura, além da função estética, serve para refletir os raios solares e amenizar o calor. O restante do estádio é revestido por uma carenagem de aço inox, fixada entre 68 pilares, com 42 metros de altura.

A cobertura de 36 mil m² do Castelão tem um revestimento que proporciona aos torcedores uma sensação térmica agradável. O material não absorve o calor e permite a circulação de ar no estádio. Além disso, o “teto” é impermeável, gera um isolamento acústico e evita o sombreamento, melhorando as transmissões televisivas.

» Clique em cada lado da imagem para comparar o projeto (à esquerda) com a imagem atual
handle
Acesso
Os torcedores que chegarem ao Castelão terão que passar por uma das 144 catracas, divididas em duas bilheterias ao redor da esplanada da arena. Durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, somente quem estiver com o ingresso da partida terá acesso a esse local. Após passar por esse filtro, as pessoas terão 18 rampas de acesso e 13 elevadores para alcançarem o nível inferior ou superior do estádio.

Assentos
A cor verde-claro dos assentos da arquibancada foi desenvolvida especificamente para o Castelão, com a intenção de lembrar as cores da bandeira do estado do Ceará. As cadeiras são numeradas e foram desenvolvidas para serem resistentes ao fogo — não propagam chamas em caso de incêndio — e contra raios ultravioleta, o que aumenta a durabilidade do material. Os assentos são retráteis — recolhidos automaticamente quando ficam sem peso em cima — e só podem ser arrancados com a utilização de ferramentas.

Comodidade
O Castelão conta com 52 camarotes, divididos em dois níveis, que pode receber até 25 pessoas. Além deles, há o camarote presidencial, que comporta 80 pessoas e conta com cozinha exclusiva. A imprensa tem 12 cabines durante os eventos da FIFA, espalhadas em uma área de 6.000m².

Na estrutura do estádio há ainda 44 quiosques, com lanchonetes no anel inferior e também voltadas para a esplanada. E, dentro da perspectiva multiuso da arena, está previsto um shopping de moda de atacado na parte térrea do estádio. São 85 banheiros distribuídos por todos os setores e foram construídos nove vestiários.

Gramado
Foco das atenções no dia da rodada dupla, o campo tem dimensões de 105m x 68m e foi coberto pela grama da espécie Bermuda Celebration, recomendada para locais de clima tropical. O sistema de irrigação é computadorizado e automático. Em dias de muita chuva, por exemplo, em que o gramado já recebeu a quantidade de água suficiente, o sistema não é acionado.

Segurança
O sistema de segurança do estádio conta com 240 câmeras de vigilância posicionadas em locais estratégicos, abrangendo áreas internas e externas do estádio. As imagens são monitoradas por meio de um sistema de comando de alta tecnologia, centralizado em um ambiente de mais de 200 m², no último andar. Da sala de comando será possível controlar o acesso de pessoas e veículos à arena, abrir cancelas e regular a temperatura de ambientes.

Sustentabilidade
Com uma usina de reciclagem no canteiro de obras, foi possível reutilizar 36 mil toneladas do concreto da demolição de parte do antigo estádio na pavimentação do novo estacionamento. Boa parte das antigas estruturas metálicas e do aço da cobertura foi separada e destinada à reciclagem. Em outra frente foi criado um sistema de captação de água pluvial para utilizá-la na irrigação do gramado e nos banheiros. O ar-condicionado utiliza menos energia e gás e toda a madeira utilizada na obra era certificada.

Portal da Copa

CORINTHIANS open ARENA THE WORLD CUP WITH 92% OF THE TOTAL CONCLUSION.

ARENA CORINTHIANS ABRIRÁ A COPA DO MUNDO COM 92% DA CONCLUSÃO TOTAL.

Estádio, no entanto, cumprirá todas as exigências da Fifa; planos do Corinthians são distintos.

Palco da abertura da Copa do Mundo 2014, a Arena Corinthians estará 92% concluída no dia 12 de junho de 2014, data do início da competição. A informação foi anunciada ontem (25) pela vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, durante visita técnica às obras.
 
O estádio, porém, cumprirá todas as exigência da Fifa."Isso não significa que não estará pronto. Vamos entregar o estádio para a Fifa com as exigências dela, mas depois, de acordo com o nosso projeto, algumas coisas vão ser feitas a mais e outras vão ser tiradas", disse o presidente do Corinthians, Mário Gobbi.
 
O índice de execução de junho de 2014 será proporcional ao projeto ligado aos planos de uso do Corinthians. Há aspectos diferentes entre os documentos do clube e da Fifa.

Arena Corinthians chegou à marca de 62% de conclusão (crédito: Odebrecht/Divulgação)
 
Um deles é o tipo de piso no entorno da arena. Neste caso, as exigências da entidade são menores que a do próprio clube. Após o término da Copa, o Corinthians fará mudanças no local.
 
Os assentos destinados aos jornalistas durante a competição também serão modificados e voltarão a ser dos torcedores. Áreas do estacionamento e dos camarotes não sofrerão mudanças depois de julho de 2014.
 
Segundo Gobbi, o estádio será entregue à Fifa em dezembro deste ano. O clube ainda não sabe como será a utilização da arena no primeiro semestre de 2014. O dirigente vai aguardar orientações da Fifa para saber se o time jogará em casa ou seguirá no Pacaembu até a abertura da Copa.
 
Neste mês, as obras do estádio atingiram 62% de execução. Os trabalhos estão em andamento há quase 21 meses, desde maio de 2011. Agora, a 11 meses da entrega da arena, a Odebrecht, empresa responsável construção, precisa executar 30% das obras.
 
Assentos
O governo de São Paulo também confirmou a data para o anúncio da empresa responsável pela instalação dos 20 mil assentos removíveis do estádio. "Até dia 15 de fevereiro eles vão analisar, selecionar e contratar a empresa que ficará responsável por isso", disse o secretário Júlio Semeghini, coordenador do Comitê Paulista para a Copa do Mundo.
 
Em novembro do ano passado, a Ambev e a Odebrecht assinaram um convênio para viabilizar a operação. Segundo Semeghini, há quatro empresas interessadas em fazer a obra. O custo será de R$ 35 milhões.
 
Dentro do contrato relativo às arquibancadas móveis, que aumentarão a capacidade do estádio do Corinthians de 48 mil para 68 mil lugares, estão previstos camarotes blindados e climatizados, centro de televisão com 7 mil metros quadrados e sistema de TI (tecnologia da informação), além de um restaurante para convidados da Fifa.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

"FULECO" THE NETWORK.

"FULECO" NA REDE.

A Fifa vai criar um perfil no facebook para o Fuleco, o mascote da Copa que definitivamente ainda não pegou no gosto da galera. A conta no twitter, que já existe, tem pouco mais de 3 000 seguidores.

O mascote tatu-bola
 

UNE PROMISES TO GET VOLUNTEERS Confederations Cup.

UNE PROMETE CONSEGUIR VOLUNTÁRIOS PARA COPA DAS CONFEDERAÇÕES.

 
Mariana Tokarnia
Da Agência Brasil, em Olinda
 
A UNE (União Nacional dos Estudantes) anunciou nesta sexta-feira (25) adesão à campanha de voluntariado para a Copa do Mundo de 2014. Na terça-feira (22), o governo federal lançou o Programa Brasil Voluntário, para selecionar interessados em trabalhar na Copa das Confederações, neste ano, e na Copa do Mundo de 2014. As inscrições ficam abertas até o dia 16 de fevereiro e podem ser feitas por meio da internet. Os estudantes apoiam a iniciativa e pretendem percorrer as universidades brasileiras para incentivar as inscrições.
Durante o 8ª Bienal de Arte e Cultura da UNE, o diretor de Esportes da entidade, Patrique Lima, disse ver os eventos esportivos como espaços para promover o país e a integração pelo esporte. "Queremos incentivar os estudantes a se voluntariarem. A Copa deixará para nós um grande legado, em todos os setores, não apenas Educação Física, Fisioterapia, todas as áreas estarão envolvidas. Vamos convocar o maior número de estudantes possível", disse. o dirigente estudantil.
O assessor da Secretaria Executiva de Relações Institucionais da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo do Estado de Pernambuco, Marcos Nunes, disse que a participação dos estudantes é fundamental e afirmou que para além dos eventos, a intenção é que seja formada uma cultura do voluntariado no Brasil, "É uma cultura que queremos que permaneça para outras situações, em desastres naturais, abrigos e outras".
As inscrições ficam abertas até o dia 16 de fevereiro. Na fase inicial de preparação e treinamento dos voluntários serão investidos R$ 30 milhões. Inicialmente, serão selecionadas sete mil pessoas para atuar nas seis cidades sede da Copa das Confederações. Mais 4,9 mil voluntários participarão das cerimônias de abertura e encerramento em Brasília e no Rio de Janeiro. Depois, serão selecionados mais 50 mil voluntários para trabalhar na Copa do Mundo em 2014.
Os voluntários selecionados para trabalhar na Copa das Confederações, em junho deste ano, e na Copa do Mundo de 2014, pelo Programa Brasil Voluntário, não receberão remuneração e terão direito apenas a uniforme, alimentação, passe para transporte e seguro de responsabilidade civil e acidentes pessoais. Aqueles que concluírem o treinamento receberão certificado emitido pela Universidade de Brasília (UnB).
Em Olinda, para incentivar as inscrições, a organização da bienal instalou um computador exclusivamente para isso no centro das atividades. A estudantes Camila Efraim, UniBahia, em Salvador, se interessou em participar. "Não vou perder tempo, tem número limitado de candidatos, quanto mais rápido fizer inscrição, melhor", brinca. Ela participou como voluntária no Campeonato Mundial de Judô, em outubro do ano passado, em Salvador e recomenda: "Aprendi muito, fiz contatos tanto no Brasil quanto de fora do país. É muito bacana participar de outras culturas e aprender a administrar situações adversas".

ENDS THIS FRIDAY 925.01) PHASE OF TRAINING GENERAL VOLUNTEER PROGRAM OF FIFA.

TERMINA NESTA SEXTA 925.01) A FASE DE TREINAMENTO GERAL DOS VOLUNTÁRIOS DO PROGRAMA DA FIFA.

A etapa, obrigatória para seguir no processo de seleção, está aberta para os 99.172 inscritos para trabalhar na Copa das Confederações.
A fase de treinamento geral para os candidatos a voluntários no programa da FIFA para a Copa das Confederações FIFA 2013 está aberta até esta sexta (25.01) para os 99.172 inscritos. A etapa é obrigatória para avançar no processo de seleção.
 
No treinamento, os candidatos podem viajar virtualmente até a sede da FIFA, na Suíça, saber um pouco mais sobre a história de cidades brasileiras, conhecer as novas arenas e aprender sobre como receber bem turistas e torcedores.
Os candidatos aprovados nesta fase seguirão para as dinâmicas de grupo, marcadas para fevereiro. Até a seleção final, os voluntários passarão também por entrevistas presenciais, prova de inglês (para algumas áreas) e treinamento específico online.
 
“O treinamento geral tem como objetivo não só preparar o voluntário, mas também fazer com que o candidato vá entrando no clima do torneio. Ele aprende, por exemplo, sobre o slogan, a mascote e a história da Copa das Confederações da FIFA, além de receber esclarecimentos sobre o que significa ser voluntário. O sistema é bem didático, com personagens divertidos e um teste ao final de cada seção”, explica o gerente de voluntários do Comitê Organizador Local (COL), Rodrigo Hermida.

LUIZ FELIPE SCOLARI POINTS BRAZIL AND FOUR MORE FAVOURITES FOR WORLD CUP 2014.

LUIZ FELIPE SCOLARI APONTA BRASIL E MAIS QUATRO FAVORITOS PARA COPA DO MUNDO DE 2014.

Felipão afirmou que tem opções de sobra para formar o grupo de jogadores que disputará a Copa do Mundo em 2014.

Agência Estado .

Técnico da Seleção Brasileira esbanja otimismo e se diz obrigado a vencer.
 Foto: Andrew Ricardo/AFP
Felipão afirmou que tem opções de sobra para formar o grupo de jogadores que disputará a Copa do Mundo em 2014
São Paulo - Dois dias depois de anunciar a primeira convocação de jogadores na volta ao comando da Seleção Brasileira, o técnico Luiz Felipe Scolari afirmou que as seleções da Espanha, Alemanha, Itália, Argentina e, principalmente, Brasil são as favoritas ao título da Copa do Mundo de 2014.
A declaração ocorreu durante uma videoconferência realizada com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo nesta quinta-feira. “A (Seleção) mais favorita é a nossa. Temos que ganhar e não adianta. Algumas seleções estão jogando bem. Como é o caso da Espanha, Alemanha e Itália. Hoje, a Espanha vem chamando a atenção. A Alemanha, desde 2004, também. A Itália também, pela forma com que joga. Pela qualidade dos jogadores, acho que posso acrescentar a Argentina. Acredito que dessas cinco seleções saem os finalistas da Copa de 2014”, apostou Felipão.
Quando foi anunciado como técnico da Seleção Brasileira, em novembro do ano passado, Felipão chegou a dizer que o Brasil tem a obrigação de vencer o Mundial, embora admitisse existem outras seleções com melhor desempenho, atualmente.
Apesar do otimismo, o treinador disse que não existe excesso de confiança e ressaltou que o Brasil precisa pensar no título e estar convicto de que, em casa, é o favorito.
“É o que propusemos quando fomos à Fifa e solicitamos que fôssemos o País a ter a Copa de 2014? Desde aquele momento, nós propusemos um excesso de confiança, sim, às nossa condições. A primeira batalha foi vencida, de trazer o Mundial para o Brasil, e a segunda é nossa, minha, das pessoas que trabalham comigo, dos técnicos, dos jogadores, e do povo em geral de que nós temos condições muito boas tecnicamente de vencermos a competição”, afirmou Felipão.
Opções de sobra
O discurso confiante de Felipão não ficou restrito às perspectivas de título para a seleção brasileira. O treinador considera que tem opções de sobra para formar o grupo de jogadores para o Mundial, embora hoje o Brasil tenha poucos jogadores em destaque na Europa.
“Não acho que deixamos de fabricar craques, porque, se formos buscar os jogadores que hoje atuam na Europa, temos em várias posições... Não vejo que tenhamos uma entressafra. Não vejo que não tenhamos laterais. Tivemos alguns nomes que foram fantásticos, como Cafu, Roberto Carlos, Leandro, Nilton Santos. Hoje temos outros nomes, que possivelmente, com o decorrer dos campeonatos, vão surgir e ser lembrados por todos nós”, comentou Felipão.

Scolari BACK INDICATING THAT BRAZIL IS FAVOURITE FOR COPA.

FELIPÃO VOLTA A AFIRMAR QUE BRASIL É FAVORITO PARA A COPA.

'Temos que assumir isso, jogar e ganhar', disse o técnico da seleção brasileira.
 
Aldo Rebelo diz que reajuste de preços no país acaba aumentando gastos nas obras.
O Globo
Felipão anunciou a lista de convocados para o amistoso contra a Inglaterra Foto: Alexandre Cassiano
Felipão anunciou a lista de convocados para o amistoso contra a InglaterraAlexandre Cassiano.
 
RIO - Otimismo e confiança. Luiz Felipe Scolari voltou a demonstrar que tem os dois de sobra durante um bate-papo com internautas promovido na manhã desta quinta-feira pelo Portal da Copa. Ao lado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, Felipão respondeu a perguntas por uma hora e mais uma vez apontou a seleção brasileira como grande favorita para a Copa do Mundo de 2014.
 
- A seleção mais favorita é a nossa, temos que assumir isso. Temos que jogar e ganhar. Se passarmos uma mensagem que vamos apenas competir, então nem deveríamos ter entrado na disputa para receber a Copa. Vamos sedir o Mundial com o intuito único e exclusivo de sermos campeões - garantiu Felipão, que apontou outras quatro tradicionais seleções como adversárias de peso.
 
- Algumas seleções vem jogando muito bem, como a Espanha, a Alemanha, a Itália. Acho que posso acrescentar pela qualidade, pelos jogadores que possui, a Argentina. Dentro dessas cinco seleções (incluindo o Brasil), uma pelo menos estará na final, pode ter certeza. E será a nossa.
 
Dois dias depois de fazer sua primeira convocação após retornar ao comando da seleção, Felipão disse que até a hora da lista final para a Copa do Mundo há espaço para o aparecimento de um novo nome.
 
- Não temos uma seleção fechada. Surgem bons jogadores no Brasil a todo momento e isso pode fazer com que a gente tenha que reformular a ideia de grupo já definitivamente completo. É só ter um jogador que te dê condições melhores do que aquele outro já integrado e a gente dá a oportunidade. Mas não vamos fazer experiências só para dizer que testou isso ou aquilo, temos que ter confiança que a experiência é válida. Se tiver jogador com condições, ele vai ter oportunidade independente da data.
 
Felipão disse que não enfrentou dificuldades até o momento na seleção e revelou que a comissão técnica tem acompanhado os passos de 50 jogadores.
 
- Já temos o planejamento completo até o último jogo da Copa, tudo preparado. Só temos agora que olhar os jogos, os atletas, e trabalhar com eles. Estamos seguindo praticamente 50 atletas através das pessoas que trabalham conosco - disse o técnico da seleção, que disse ter ouvido elogios a Neymar e nova geração de craques brasileiros.
 
- No nosso primeiro encontro com a comissão técnica, com muitos envolvidos do staff da seleção anterior, o que mais se ouviu e mais fiquei satisfeito foram elogios dessas pessoas aos jogadores jovens. Cumprem horários, são dedicados, gostam de treinar, aceitam os conselhos. Só ouvi elogios.
 
Participando do bate-papo em um estúdio em Brasília, enquanto Felipão estava em São Paulo, o ministro Aldo Rebelo, torcedor do Palmeiras, brincou com o técnico da seleção, pedindo para que ele não convocasse muitos jogadores do clube paulista.
 
- Não pode atrapalhar nossa campanha na Libertadores. Queremos ganhar esse ano. A dificuldade que Felipão tem é que ele tem 200 milhões de concorrentes. Cada um tem sua seleção, quer que jogue de um jeito. Todo mundo opina, mas o fundamental é que Felipão tem condições de montar uma grande seleção com os jogadores que temos. Não vejo no mundo quem disponha de jogadores da qualidade do Neymar e do Lucas, por exemplo.
 
Ao responder sobre o aumento na previsão de gastos com obras, Aldo Rebelo apontou o reajuste de preços e serviços como uma das causas.
 
- No país tudo é reajustado, o preço da matéria-prima, serviços, mão de obra. Muitas vezes as obras são paralisadas por diversos fatores, e as empresas não podem se desfazer das máquinas e da mão de obra, e isso continua contratado. No Brasil, temos a Copa com maior controle público que já foi realizado em todo mundo. Só no Maracanã temos 13 órgãos de controle acompanhando as obras. O Ministério do Esporte tem esse compromisso de prestar contas com todo gasto do dinheiro público e procurar economizar onde for possível.

COL FIFA BEGIN AND ONE MORE STEP OF OPERATING INSPECTIONS.

COL E FIFA INICIAM MAIS UMA ETAPA DE INSPEÇÕES OPERACIONAIS.

Serão visitadas as cidades que vão receber somente jogos do Mundial de 2014. O objetivo das vistorias não é checar o andamento das obras e sim planejar o funcionamento das arenas.
Começa nesta sexta-feira (25.01) mais uma etapa de inspeções nos estádios da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Desta vez, FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) visitam as seis sedes que não participarão da Copa das Confederações da FIFA: São Paulo, Cuiabá, Manaus, Curitiba, Porto Alegre e Natal.
 
O trabalho, que antes era realizado de seis em seis meses, terá intervalo menor devido à proximidade das competições. A última inspeção nestas cidades aconteceu em março de 2012, sendo que em setembro elas tiveram os projetos analisados em reuniões no Rio de Janeiro. Também em setembro, foram visitadas as sedes que participam da Copa das Confederações da FIFA, além de São Paulo.
 
“Mais uma vez, lembramos que estas inspeções não tratam do andamento de obras. Nosso foco é a operação das arenas na Copa do Mundo da FIFA. Seguiremos trocando informações com os técnicos de várias áreas, para podermos planejar o funcionamento destes estádios, com as condições de excelência que buscamos em uma competição com esta complexidade”, ressalta o CEO do COL, Ricardo Trade.
Participam desta inspeção, representantes do COL e da FIFA nas áreas de Competições, Operações de Imprensa, Televisão, Protocolo, Mídia, Tecnologia da Informação, Credenciamento, Segurança, Marketing, Médica, Ingressos, Transporte, Alimentação, Voluntários, Logística e Hospitalidade.
Nesta sexta, dia 25, a visita será realizada na Arena Corinthians, em São Paulo. No dia seguinte, é a vez da Arena Pantanal, em Cuiabá. A vistoria de domingo (27.01) será na Arena Amazônia, em Manaus. Na terça-feira (29.01), a Arena da Baixada, em Curitiba, receberá a inspeção, seguida do Beira-Rio de Porto Alegre na quarta (30.01) e da Arena das Dunas, em Natal, na quinta-feira (31.01).

FIFA will hold TECHNICIANS FIRST VISIT OF 2013 TO THE ARENA OF THE AMAZON.

TÉCNICOS DA FIFA REALIZARÃO PRIMEIRA VISITA DE 2013 À ARENA DA AMAZÔNIA.

A visita tem como foco as operações que serão utilizadas na Arena da Amazônia nos dias de jogos.   

Equipamentos especiais foram encomendados para auxiliar na montagem das finalizações das estruturas do estádio Foto: Arquivo/Portal Amazônia
Equipamentos especiais foram encomendados para auxiliar na montagem das finalizações das estruturas do estádio Foto: Arquivo/Portal Amazônia
 
MANAUS – Cerca de 45 técnicos da Federação Internacional de Associação do Futebol (FIFA) e do Comitê Organizador Local (COL) estarão em Manaus, neste domingo (27), para a primeira Visita de Monitoramento de Estádio de 2013.
 
Todas as sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil receberão a visita, e na capital do Amazonas, os objetivos são as operações que serão utilizadas na Arena da Amazônia nos dias de jogos.
 
Os técnicos se reunirão com profissionais de várias áreas para planejar o funcionamento dos estádios, e todo o complexo sistema do evento.
 
A comitiva será recebida por representantes do Estado e Prefeitura, às 8h30, no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na avenida Djalma Batista nº 3578.
 
Andamento da Obra
Equipamentos especiais foram encomendados para auxiliar na montagem das finalizações das estruturas do estádio. O primeiro guindaste com capacidade para 750 toneladas já chegou a Manaus para instalar a cobertura e fachada do estádio, que receberá quatro jogos do Mundial de 2014.